Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2020

Pele com pele

Imagem
Arte de Rosana Schmitt Pagando o alto preço  dos poetas em vida, com igual honra  do soldado regressado de vez da guerra, Para no futuro virar  o pão de quem precisa seguindo tranquila  para um lugar distante da minha terra,  Não duvido do que  está sendo escrito  pelo sutil destino  inevitável em pleno  mundo esquisito, Respirando fundo  sempre que passo  por uma provação, em nome do dia certo  que sei que tu vens, Você é que tem feito  com que eu resista  as intrigas e a malícia de quem acha que assim me esgota  e se diverte comigo, Nenhuma saia justa tem me vestido mais  do que o mau tempo  e a distância de não ter você por aqui; E tocando o éter  da tua história,  pressinto que os teus lábios silentes  ainda me resguardam  no peito como a balada  de amor inabalável,... Caminhante em círculos,  sem data e hora marcada, até porque não nos conhecemos; e por Júpiter, Saturn...

América do Sul

Imagem
Letra do poema  de Lindolf Bell espalhado no chão, Rima inabalável, Canção romântica  tocando na rádio,... Sonho possível  da constelação, Maruja pós-abolição, e estrela-do-mar  no mistério do coração; Mural artístico da tranquila cidade; Atlântica verdade do verde do Montanhão, Da Lua a personificação, dizendo não aos últimos  campos de concentração, Beijos de namorados no banco da praça,... Um futuro de libertação para a América do Sul insistindo crer sem ver, mesmo neste anoitecer.

Antologia Nenhuma

Imagem
Não que eu seja da prepotência mais uma filha, Cada linha escrita na existência  não necessita  de terceiros  para serem arautos, (Tem gente que  olvida que o seguro  morreu de velho). Não que eu seja orgulhosa, Cada linha escrita apenas necessita das pausas estranhas da minha cidade, Porque a minha  poética tem vida própria, (Ela mesmo só  precisa dos olhos  e dos teus sonhos). Não que eu seja  ostracista, Cada linha escrita nasceu do convívio  como noiva eterna do Pablo Neruda,  e que hoje conta com os beijos da Lua, (Que não se permite fazer parte nunca de antologia nenhuma).

Araucárias

Imagem
Uma trama muito ruim que o fim  desconhecemos, Vis nos ofendem  daquilo que  não merecemos. Nos perturbam todo o dia com o intento  de no futuro nunca  mais sermos: estamos vivendo um real pesadelo. Nós percebemos a insistência dos que desejam ceifar  tudo o quê há  de mais precioso  em nosso caminho: Das nossas próprias  origens alguns até  se esqueceram, Caíram no plano de nunca mais não  nos pertencermos, Não escapam da visão  deles nem as árvores que são os nossos insignes signos: as Araucárias do meu, do teu e do nosso destino.