Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2022

Monte Carlo

Imagem
Meu Espinilho do peito,   Campina do Leite  da minha vida  e Fita Pisani adorada, foram os teus nomes até ser eleito Monte Carlo  da minha poesia  em homenagem  a uma corajosa viagem. Caminho sublime  para os jesuítas, para os apoiadores  do Monge e base  para a Guerra do Contestado, Sublime joia do Oeste Catarinense que tem o meu coração apaixonado. Meu Butiá da memória próxima a Taquaruçu da trajetória, e dotada de muita História para contar coberta araucárias do nosso destino e imbuias ancestrais. A tua gente Kaigang e Xokleng  desta memória gentil que lembra destes e de outros  povos originários do nosso Brasil, honrando todos eles nos poemas. Por tudo o quê fostes,  és e para sempre na vida será, Monte Carlo amada, a tua glória desbravadora  e a tua existência poema, para sempre a tua gente toda  amável e batalhadora para sempre se orgulhará.

Rodeio no Verão

Imagem
As flores azuis do tempo abriram, O sol da tarde está alto e as ruas da cidade de Rodeio estão vazias, cá estou adentro  desta casa de poeta e viajando para longe só no pensamento. Sigo acompanhada pelo silêncio, as minhas poesias e este bonito  e pátrio sentimento. Rodeio no verão esplende de beleza seduzindo o coração, Minha terra amada brasileira, profunda, para sempre adorada que não permito que  seja por ninguém nem por um instante  nesta vida comparada. Catarinense torrão abençoado que faz   sempre apaixonado por tantas belezas  por todos os lados. Rodeio no verão é tesouro encantado do Médio Vale do Itajaí, não há lugar tão lindo como o nosso daqui.

Poética

Imagem
Um mínimo sinal teu com poética  é capaz de repletar o coração de festa: Em ti vejo o Ano Novo.

Rodeio Sempre

Imagem
Esta poesia brasileira que de amores  se derrama inteira  pelo Médio Vale do Itajaí vem sendo para ti, Em Rodeio sempre a inspiração te espera aqui. Seja de manhã, de tarde  ou de noitinha,  haverá para ti um canto de paz, uma prece e uma poesia. Como poetisa brasileira que sou e sempre serei, De Rodeio jamais vou  e para sempre aqui viverei.   

Julho é Poesia

Imagem
Julho é poesia que você pode escrever com as cores da paz, do amor e da alegria mesmo que voce esteja  vivendo um momento sem rima, o importante é que você não desista.

Festa da Fruta

Imagem
  Você gentilmente chegou e pediu  para comigo dançar  na Festa da Fruta em Mondaí, E eu te achei  incrível quando te vi. A sua mão na minha cintura e nós dois rodopiando  ao som do bailão, Foi assim deste jeito  que seduziu o meu coração. Foi deste jeito que me apaixonei desde a primeira vez que eu te vi na Festa da Fruta em Mondaí.

Pouco a pouco

Imagem
Pouco a pouco os meus versos vem grudando como beijos  para não te dar  chance de escapar.

Mondaí

Imagem
Amada Mondaí amada, dizem que teu nome  em tupi-guarani é roubar água, Só sei que Ernesto já te conhecia e nasceste Porto Feliz. Amada Mondaí amada, a tua estrada de Ferro  nasceu para ser ligada com o Rio Grande do Sul, paraíso terreno deste nosso Sul  Amada Mondaí amada, só sei que quanto mais  te amo mais desejo-te amada, cidade adorada do nosso  Extremo Oeste de Santa Catarina és a minha poesia favorita. Amada Mondaí amada, do Rio das Antas no Rio Uruguai  até o Ribeirão Laju,  sinta-se por tudo o quê és por mim eternamente adorada. Amada Mondaí amada, as consequências da Coluna Prestes não foi por mim esquecida, a fortaleza sua foi pela circunstância reafirmada depois de todo o sucedido. Amada Mondaí amada, até a foz do riacho  que deságua no Rio Uruguai  bem na Ilha do Pão de Açúcar, sinta-se por cada grão teu  por mim eternamente venerada. Amada Mondaí amada, pela tuas origens alemãs e italianas, gente imigrante que chegou  p...

Poesia de Julho

Imagem
A poesia de julho  nos pertence, Você pode escrever da melhor forma  que quiser, Eu escolho escrever em paz e do tamanho do amor que merecemos. 

Rodeio é o Destino

Imagem
Rodeio é o destino  que vai unir você comigo, Porque nós temos  um amor bonito  e um romance a ser escrito. Em direção a Rio do Sul pegando a BR-470  quando você enxergar um  caminho que é um poema, É ali que fica Rodeio entre Timbó, Ascurra e a poesia que do Pico do Montanhão tem quase a mesma altura. Rodeio é o destino que não te deixa sossegado, Porque o seu coração  me pertence e você por  mim está apaixonado. Cada poema que todo o dia  vem sendo escrito é para chegar como uma  canção e ser ouvido, Como se eu passasse o tempo  todo as mãos nos teus  cabelos fazendo carinho. 

Junho é Poesia

Imagem
Junho é o mês de acender a fogueira do coração, de dançar quadrilha, e de fazer uma bonita oração, Junho é a poesia dos casados  e também de quem deseja  arrumar os seus namorados.

Rodeio no Caminho dos Anjos

Imagem
Como poetisa deste  Médio Vale do Itajaí escrevendo este  Poemário Rodeense  do meu jeito coloco a nossa Rodeio no Caminho dos Anjos sendo levada pelas asas coloridas da poesia  tanto quanto as plumas do pavão que passeia  entre as hortênsias que em silêncio se declaram  e beijam a nossa inspiração. (É neste destino catarinense  onde está o teu coração,  É no Caminho dos Anjos que  há de ser para o amor a coroação).

Poesia de Junho

Imagem
Poesia de junho  soprando no rosto, escrevendo suave  o nosso destino  e trazendo paz, amor e carinho.

Rodeio entre Poesia

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Morando no Centro de Rodeio entre  a poesia e o poema visual, Artista performática via atenta da arte postal no Médio Vale do Itajaí, não é segredo para ninguém que eu adoro morar aqui. (Amor primeiro e último desde o dia que eu bem-te-vi).

Ninho na Poesia

Imagem
Por enquanto é só por telepatia, Fiz um bonito  ninho para você na minha poesia, Amanhã seremos um para o outro a mais absoluta e doce companhia.

Rodeio Poética

Imagem
Dia bonito no Centro na cidade de Rodeio, Aqui entre versejos do vento está a poetisa  do Médio Vale do Itajaí; As flores azuis do tempo se abriram e estão como o meu coração que por ti está sorrindo. (A nossa Rodeio poética  de azul vestida está luzindo).

Rodeio Amanheceu

Imagem
Deixando-me levar pela correnteza  do Rio Itajaí-Açu, ainda há muita  poesia que oferecer, eu só tenho na vida  o quê agradecer.  Sempre pensando qual será a próxima inspiração que hei de escrever para você nesta minha Rodeio que amanheceu azul neste pedacinho do Sul. Sendo esta poetisa brasileira ao acordar e ao adormecer nesta cidade de Rodeio vou dialogando com  as flores do tempo e aprendendo a como lidar com tanto silêncio. O Médio Vale do Itajaí abençoado por tantos  tesouros pátrios inspira sempre a louvar cada um deles neste  rodeense poemário que vivo escrevendo como  quem reza um devocionário. 

Maio é Poesia

Imagem
Cultivando a paz, o amor e a alegria, Você vai ver que  Maio é poesia  estando só ou  em companhia.

Poetisa Performática

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Como quem saboreia  sorvete aos poucos, Declaro-me altiva  poetisa performática.  Declamando versos, olhando no fundo dos teus olhos e algumas vezes pintando destinos. Desvendando cada  um dos teus ocultos  desejos constantes d'alma apaixonada. Como quem não  quisesse nada, vou permanecendo  como tivesse grudada  contigo desde o dia que nasci.

Poesia de Maio

Imagem
A poesia se maio  se escreve com  os teus sonhos,  flores, carinhos e com tudo aquilo que pode te fazer feliz e satisfeito.

Rodeio Pairando

Imagem
Este anoitecer em Rodeio pairando dourado e quente, carrega um pouco da sua  pele e do desejo da gente. O prelúdio do Ano Novo nestes dias trazem o augúrio verde e a beleza  do Médio Vale do Itajaí que carrega tudo de ti. Por toda a cidade  floresço poemas que  os pressente e uns  guardo para te dar de presente.

Bodas de Ébano

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Forte, firme, perene e lindo como ébano florido nasceu  o destino de amor, Você vive comigo  e eu contigo, Comemoramos felizes  o amor mais bonito!

Indireta Poética

Imagem
Ainda bem que existe  a poesia que cede  gentilmente a licença poética que permite enxergar atrevida cada movimento  como uma indireta direta para conquistar este coração que é teu.

Bodas de Platina

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Raro, precioso e caro, não existe amor  como o nosso e que pode ser nesta vida comparado ao nosso sentimento inoxidável e inabalável, Comemoramos hoje  com convicção de platina, que o amor continua  o mesmo e com toda a poesia.

Abril é Poesia

Imagem
Abril é poesia que pode ser escrita por você, É só querer se inspirar e a paz buscar que você tanto deseja estar.

Bodas de Fabulita

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  O caminho que nos  colocou no mesmo  destino e poesia brilhava como fabulita, Comemoramos hoje  o nosso amor e damos  graças ao dom da vida.

Poesia de Abril

Imagem
  ⁠ A poesia de abril tem sabor de chocolate, A poesia de abril pode ser escrita com paz, amor e amizade.

Bodas de Sândalo ou Lilás

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Como sândalo  em florescimento assim nasceu  o nosso amor, Com a energia  lilás das ametistas e com a cor lilás  das hortênsias na serra, Seja na terra,  na água ou no ar, Temos motivos para seguir sempre  nos amando e celebrar. 

Rodeio Primorosa

Imagem
Desta cidade sou a poetisa, o encontro do destino que você não tem visto  e que acampam em ti neste Médio Vale do Itajaí. Na beira do Rio Itajaí-Açu no canto dos pássaros e no Pico do Montanhão coloquei meu coração. Da cidade de Rodeio sou a poetisa para você que fascina com tudo  o quê você achava que na vida não existia. Rodeio primorosa  dos meus dias amorosa, és a terra catarinense  bela, sublime e poética. 

Março é Poesia

Imagem
  Março é poesia que você pode  escrever com  a melhor energia, Você é quem faz a sua própria alegria.

Rodeio Surpreende

Imagem
Com o bonito canto  do galo inundando  o silencio do centro  da cidade de Rodeio, despertei pensando  com toda a poesia  que aqui vive em mim. Inspirada na beleza do Médio Vale do Itajaí no brilho dos olhos mais lindos que eu vi: a poesia já vive em ti. O Rio Itajaí-Açu dá  lições para quem  quer na vida aprender, muito antes você não havia me notado  como alguém que sabe muito bem o quê quer. Rodeio surpreende porque aqui já havia  poesia muito antes de você perceber, e todo o dia tenho  uma pista a oferecer. Não nego que tenho  percebido que você tem guardado o quê pode ser visto em noite  de lua e estrelada e a cada dia os meus  poemas têm feito  a sua alma capturada.

Poesia de Março

Imagem
A poesia de março você faz com a força das águas e da sua paz  capaz de fazer um  laço que ninguém desfaz, porque quem determina  o seu caminho é só você.

Rodeio e as Cores

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Morando na cidade  de Rodeio que é abraçada pelo verde do Médio Vale do Itajaí: sou artista daqui. Em Rodeio e as cores da memória que levo dos passeios pelo mundo  afora sigo fazendo  registros do tempo  e da minha História. Morando na cidade  de Rodeio ainda  posso contar com  a paleta natural  do jardim celestial. Em Rodeio com as cores que beijam os olhos e cobrem de beleza  o Hemisfério Sul, sigo inspirada na vida  e plena de poesia visual.

Fevereiro é Poesia

Imagem
Fevereiro é poesia que invade a tela da TV, as ruas e as avenidas, É mês de celebração em casa, na cidade ou no mato  com o ritmo do coração não importa se você esteja só ou acompanhado o importante é seguir em frente  e sambando apaixonado. 

Bodas de Telurita

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Um amor suave e bonito construído com o tempo como uma bela telurita se fez com toda a poesia, muito companheirismo  e celebramos com  toda a festa e alegria. 

Bodas de Cobre

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  O nosso amor  foi encontrado  por nossos destinos  entrelaçados como os fios de cobre que resistem maleáveis os altos impactos  e as altas temperaturas; Passamos por tudo  sem deixar de lado  as nossas doçuras, E assim chegamos até aqui celebrando os êxitos deste amor que a cada dia  continua imparável e mais forte.

Bodas de Diamante

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  O nosso amor foi encontrado feito diamante raro  ocultado no palheiro, E hoje celebramos com toda a satisfação que chegamos até sendo um só coração.

Rodeio dias antes do Ano Novo

Imagem
Nesta manhã nublada gentilmente sobre Rodeio  antes do Ano Novo inspira a pedir ao destino  que surjam mais poetas  no meio do nosso povo para amar este refúgio  e acolhedor paraíso. Devotar honra ao nosso  rincão sempre é preciso para manter zeloso cada vez mais o coração com tudo aquilo  que nos mantém vivos. Habitam todos os signos  do Rio Itajaí-Açu em mim  e estão evidentes aqui neste Médio Vale do Itajaí repleto de belezas sem fim, e exatos como cada um  dos meus versos de amor para ti. Prestar ofertórios poéticos  ao sagrado solo catarinense e profundamente brasileiro me une sublime a cada dia  aos desejos de viver a poesia pura e de ser feliz nesta vida. Rodeio dias antes do Ano Novo traz no silêncio o tesouro, na poesia o esbanjamento no brinde aos olhos o Montanhão e traz tudo o quê é preciso para fazer forte a minh'alma,  o meu coração e entregar a gratidão.

Poesia de Fevereiro

Imagem
A poesia de fevereiro pode ser escrita  com paz e alegria  para embalar o ano inteiro.

Rodeio depois do Natal

Imagem
Rodeio depois do Natal  o sol veio nos visitar, O jardim do tempo começou a se movimentar trazendo as suas nuvens  de algodão escuro no finalzinho da tarde enfeitando o céu do Médio Vale do Itajaí para a noite chegar. Agradecendo as dádivas do céu e da vida, Escrevo poesia para quem sabe um dia te entregar e a vir nos decifrar; Com os celestiais cantos dos pássaros deste  nosso Hemisfério Sul tenho o privilégio de ter como me inspirar.  Rodeio depois do Natal com a percussão delicada  das folhas embaladas  pela brisa vespertina a refrescar, Estou em meu silêncio austral com uma intuição inabalável  serenamente a contemplar  a previsível rota que irá nos colocar  na hora certa e no mesmo lugar.

Janeiro é Poesia

Imagem
Janeiro é poesia para quem quer  atrair com toda a energia  a paz e a tranquilidade  para viver bem a vida.

Rodeio na Véspera de Ano Novo

Imagem
Em busca do brinde festivo d'alma apaixonada, mantenho-me agarrada no contentamento ao olhar as belezas das nossas  matas e a gratidão  ao Pico do Montanhão. Continuo sendo a poetisa  desta cidade de Rodeio na véspera de Ano Novo  e a espera que novos poetas venham surgir no meio  do nosso amável povo. Para que a fé na vida, a inspiração e a poesia  não venham se perder, a licença poética sempre peço ao Rio Itajaí-Açu para com os dias a cada vez mais vir me enternecer. Esta alegria de florescer e de sentir o brilho do Sol  a me beijar e aquecer traz a mensagem sublime que fortalece pleno e faz senhor o enamoramento.

Poesia de Janeiro

Imagem
A poesia de janeiro é o meu intenso desejo  de paz e tranquilidade  para cada um de vocês  e ao mundo o ano inteiro.

Poetisa

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Entre o Oriente e o Ocidente trazendo o signo peregrino de ser poetisa como destino que a ponta desta caneta e a toda a minha inspiração  dançam uzundere no papel para capturar o seu coração. Com o romantismo dos séculos  sei que sou capaz além  da poesia de te fazer tocar o céu, porque no meu silêncio a certeza vem ganhando terreno de pertença em tuas mãos. Entre o Oriente e o Ocidente somos o sonho incansável, o minarete perene, os sinais dos vitrais coloridos e os nobres tapetes estendidos.

Caminho a Pé

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  A poesia que percorre  o caminho a pé e visita  o Frade Capuchinho  que contou como é o Caminho do Peabiru e em nome da "Terra Sem Males"  insiste sem cessar em anunciar  a paz por todos os lugares... Poesia da América do Sul profunda que tem feito  da memória e da história  do povo originário o maior de todos os altares, cruzando florestas e reverenciando as três pedras. Rumo aos três destinos que ainda são desconhecidos, a poesia da América do Sul profunda ainda continua  se encontrando atlântica dentro desta Pátria romântica.

Rodeio no Natal

Imagem
Acordei antes do sol  raiar sobre o lindo Médio Vale do Itajaí e o badalar do sino  da nossa Igreja Matriz. As ruas da cidade  estão vazias, as casas  e os corações cheios de agradecimentos. De braços dados  com a inspiração escrevendo poemas e sendo oração também agradeço. Morada abençoada de belezas mil, pedacinho de terra  do nosso amado Brasil. Rodeio no Natal mesmo nublada com o Pico do Montanhão encoberto é a criação em festa e descanso. Badala neste instante o sino da Igreja Matriz, a luz do dia se levanta ainda mais radiante e a fé que não se cansa. Rodeio no Natal  eu celebro com o coral  dos pássaros a cantar pedindo pela paz mundial.

Caminho do Peabiru

Imagem
Minha terra sem males, minha Cananeia poética, minha São Vicente bendita cheia de beleza e poesia: a minh'alma te reverencia.  Minha terra sem males, Florianópolis misteriosa, rendeira, amorosa por  Deus muito bem feita  que os olhos sempre beija. Minha terra sem males, meu caminho a pé direto  ao paraíso e céu profundo deste Hemisfério Celestial Sul: por ti tenho o amor do mundo. És meu Caminho do Peabiru, três as pedras fundamentais, meu amor terreno e sublime, por ti tenho divino apego e vivo por tudo que em ti existe.    

Dezembro Poético

Imagem
Dezembro poético é o último mês do ano que a poesia do encontro se cumpre estando sozinhos  ou acompanhados, O importante é estarmos pelo dom da vida agradecidos.

Rodeio na Véspera

Imagem
Rodeio na véspera de Natal esbanja uma paz sem igual onde aqui os pássaros são o coral celestial brindando a cada um de nós com cantos de paz profunda e sem igual. Do verde esplendoroso do nosso Médio Vale do Itajaí o quê abraça a nossa cidade sempre fascina nesta período  e em todos os outros, e saboreio as frutas da época  que são os valiosos tesouros.  Rodeio na véspera de Natal inundada pelas preces e fé do nosso povo em agradecimento inspiram a olhar para cima, ser fortaleza e ser poesia devocional pedindo ao Menino a paz mundial. 

Novembro Poético

Imagem
Novembro é um mês que aproxima com uma poesia única que busca sempre algo que nos acolha e reúna, Você pode sentir a vibração  acompanhado ou não, O importante é ter paz  profunda no seu coração.