Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2023

Sina

Imagem
Sempre que mandam  embora a poesia cresce, A poesia nasceu com a sina de ser enxotada até por veneno de língua de gente mal parida que se acha acima  do Bem e do Mal;  Não importa o tipo de morte morrida ou matada, A poesia se eterniza vence e na eternidade fica.

Sou Maracatu de Baque Solto

Imagem
Os Caboclos de Lança fazem a saudação, Sou o teu Maracatu de Baque Solto dançando seu coração. Catirinas cantam versos de paixão, Mateus e Catita levantam o pó do chão. Reis e Rainhas dos nossos destinos soltos neste engenhão, e entre as Arreimás não perco a sua atenção. Com direito a Luminista, Sombrinha e uma chuvinha, eis o Maracatu de Baque Solto festejante neste sertão. Do Valete a Dama, das Índias e das Iabás, das Princesas e Príncipes, com direito a Símbolo, Banderista e a nossa companhia todos dançando a mesma folia.

Surge o Maracatu Nação

Imagem
No horizonte lembrei  do porta-estandarte, da vida sendo erguido, Dançar com o destino  também faz parte; Amar pede todo dia sempre mais arte, na recordação surgiu  o Maracatu Nação.  Como Dama deste  Paço foi assim  que você encontrei   o seu coração,  E quando você me viu com a Calunga na mão me provocou forte com calor e paixão. A Realeza e a Côrte a honra desfilando, Os Batuqueiros animados tocando, O Escravo segurando  o guarda-sol, As Yabás girando, e todos se empolgando. O Caboclo de Pena  atento nos guardando, as efusivas Catirinas  puxando a dança com exuberância, E você implacável sedutor   com a trama deste olhar do teu amor  virou o meu divino captor.

Enheduanna em mim

Imagem
Embalo as auroras do amor no peito, soberana do meu próprio silêncio. Enheduanna está em mim mais viva do que nunca sob a divina Lua.  Vestida de poesia, por ela sou regida, pela Via Láctea e seus sons de lira. O Sol que rege o seu destino na minha direção de mim se aproxima. As caravanas passam, as horas seguem, os rebanhos rumam e o amor se ergue. O Universo traça o trajeto no oculto, não há nada mais  que adie o quê é absoluto. 

Pagodear

Imagem
  Do samba o pagode nasceu deste sangue africano  que no Brasil aqui floresceu, E a paz e o amor nas rodas  fez a gente se encontrar, O meu coração não para nenhum minuto de pagodear em busca do teu, Meu truque lindo do destino que ainda haverá de ser meu.

Dança Samba Rock

Imagem
O meu coração dança samba rock pelo teu, nesta mistura de ritmos da Música Negra,  Samba e Bossa Nova foi desse jeito que  o Samba Rock nasceu, e nós estávamos ali  quando tudo aconteceu; só estou esperando  você dizer que é todo meu.

O quê fez o Samba Reggae

Imagem
  No alto do Pelô eu vou encontrar o teu amor, como se encontram os blocos que fazem a gente dançar sem parar, com você é que eu vou pirar sem me preocupar. O quê fez o Samba Reggae nascer parece até com tudo o quê fez o meu amor por você só crescer como quem vira a noite só para ver o sol nascer. Isso tem tudo a ver com Axé com muito suingue para lá, e tem tudo a ver com Axé com muita emoção para cá; e se você me pedir para ficar, eu fico sem pensar em voltar. Com o ritmo do mar, com o samba de roda fazendo a gente requebrar, seduzir e nos amar com o doce merengue, o tempero da salsa e a bênção do candomblé, foi assim que o Samba Reggae surgiu, e fez eu aprender no teu amor a ter fé.

Samba-Canção

Imagem
Minha doce tentação é para você que oferto este Samba-Canção, Porque conquistastes sem pedir o meu  apego discreto, Você é minha paixão, pela tua pele bonita  tenho todo o meu afeto, Te amar como você merece é o quê mais quero.

Samba-Sincopado

Imagem
  Sob a bênção da Estação Primeira de Mangueira nasceu o Samba-Sincopado, No ritmo do sol que beija apaixonado o mar que os meus versos dos pés a cabeça te beijem já que não posso te beijar, Nascemos para nos encaixar e o Universo vai mostrar o rumo certo e a hora de amar.

Samba de Balanço

Imagem
Pro teu esquindô  aqui eu tô, Prontinha para o teleco-teco, E você no passo certo pro nosso ziriguidum; Um pouco de samba, jazz e ritmos latinos nasceu o sambalanço,  para colocar os passos no mesmo ritmo,  frente a frente, fazendo a gente  acabar se encontrando, e de amor se inundando.

Os Breques

Imagem
Os breques que florescem  deste coração boêmio que samba pelo teu em silêncio, A espera de um novo tempo que haveremos de encontrar, Vou pedindo a bênção de Heitor dos Prazeres para ter bom humor, a inspiração continuar,  e a cada dia aumentar  quando perto de mim o amor chegar.

Baguncinha Favorita

Imagem
Minha baguncinha favorita, és meu Samba Carnavalesco, O teu coração é a avenida  mais bonita para o meu bloco desfilar e em ti o amor ficar; A tua doçura é convidativa para esquecer de ver o tempo passar.

Carnaval Comigo

Imagem
Nesta quarta-feira  de cinzas batizei  a minha inspiração  ao som de chorinho, Para que renasça este ano inteirinho; Quero que no próximo  ano o seu Carnaval  seja celebrado comigo, Sou eu o seu amor  e a poesia do destino.

Samba de Gafieira

Imagem
Você com esta tua caminhada de malandro conseguiu me tirar  para ser a sua dama, Você nasceu para ser meu e este peito o teu chama para ser seu par não só neste samba de gafieira; Vamos de puladinho redondo, com este jeito sedoso tens  todo o poder para ser meu dono.

Tempos Estranhos

Imagem
 Não tenho vontade,  olhos e tempo para ficar buscando  OVNIs, balões e cultivar emoções que nada elevam; Ando mesmo é fugindo de inundações  e domando o ego  diante do calendário em nome do que é certo. Pierrôs e Colombinas  sobreviventes destes tempos estranhos  buscando motivos nos signos do Zodíaco para comemorar o Carnaval em Veneza para dar a si mesmos uma aparente trégua num mundo que  a paz não mais venera. E eu apenas sonhando  viver do nosso amor, ganhar o seu beijo  com sabor de frutas frescas, e quando chegar o destino, sem pressa contar estrelas no céu de Kabul contigo  e sem querer outra coisa  a não ser recíproco carinho  celebrando o quê é infinito.

Neste Samba de Roda

Imagem
Estou chegando, chegando, só no sapatinho, sapatinho, só no miudinho, miudinho, jogando os ombros  e quadris para lá e para cá, Te olhando nos olhos  neste samba de roda que você está, Você não para de me olhar e está doido para se entregar. 

Quando o Samba de Raiz

Imagem
Você me deu um beijo  e um cheiro gostoso bem no meu pescoço, E todo sedutor no passo  do malandro charmoso, você foi saindo de perto quando o samba de raiz começou a tocar: Amor que eu sempre quis,  como amo te ver sambar...

Ser o teu Samba-Exaltação

Imagem
Chegando devagarinho  sambando miudinho  para ocupar o seu coração, Por ambição me tornar o principal motivo  para ser a inspiração  e ser o teu novo samba-exaltação de cada dia com toques de carinho, amor e de paixão.  

Sambar Raiado

Imagem
  Te coloquei sem você perceber num samba  de partido-alto porque eu sei que você quer envolver o seu  peito com o meu  do jeito que pedi a Deus, Com este seu sambar  raiado de sol  não é preciso falar: tenho certeza que você  nasceu para me namorar.

Meu Samba-Enredo

Imagem
Meu lindo Samba-Enredo, confesso que na vida  só tenho um único medo: Se eu me enredar em ti  talvez nunca mais consiga  encontrar o meu endereço.

Poesia do Boi de Mamão

Imagem
Fui até o mamoeiro  colher uns mamões verdes  para fazer carinhosos doces  para alegrar o meu amor, Lembrei que estamos perto  de dançar o Boi de Mamão, e um mamão chamou a atenção porque era bem grandão para fazer a cabeça do Boi; Coloquei os mamões cesto, e no caminho cantei  o amor que sempre esperei. Além do doce que tenho que fazer, tenho personagens para costurar, Tenho poesias para escrever  e você para o tempo todo amar. Os mamões verdes, a canela em pau os cravos da Índia e o açúcar cristal, e os meus versos para escrever sobre o nosso amor fundamental. Os fios, os tecidos coloridos, os apliques e as fitas de cetim, e a certeza que eu nasci  para você e você nasceu para mim estão todos comigo bem aqui. Estão quase prontos "o Boi,  a Bernúncia, o Cavalinho,  a Cabrinha, o Urubu e a Maricota", (todos terão a marca do meu carinho) e não podemos de esquecer do ensaio. Ali na mesa de costura  antiga estão todos cortados "os Mascarado...

Poesia de Carnaval

Imagem
O meu Carnaval nas entrelinhas  pede o seu Carnaval vestido de poesias.

Poetisa das Fitas Coloridas

Imagem
Por tuas mãos amorosas  e sua força o mastro  foi erguido com as fitas  coloridas amarradas pelas minhas mão devotas. Para juntinhos a dança do Pau de Fitas ensaiar coloquei a minha saia  enfeitada para te cativar, e para fazer você se apaixonar. Eu sou poetisa brasileira, quem te disse que não sei dançar, não me viu no Tramadinho  e no Trenzinho em pleno desenrolar. Eu sei dançar o folclore, quem te disse que não sei escrever, não me viu sendo poetisa no Zigue-Zague e no Zigue-Zague  a dois do amanhecer ao anoitecer. Eu sou poetisa, dançarina, feiticeira, e também sei o quê é seduzir, mesmo que não me perceba ando  dando pistas para você de amor cair. Como poetisa, dançarina e feiticeira, ultimamente ando virando sereia  para escapar da sua Rede de Pescador, porque além de dançar e conheço essa sua mania de brincar de amor.

Poesia da Rede de Pescador

Imagem
A música intensa tocava, Você sensual me olhava, As fitas coloridas giravam, Os mastro não mais enxergava, Só em você me concentrava, Dançávamos o passo da Rede de Pescador, Para vibrar o amor que chamava.

Poesia da Feiticeira

Imagem
As fitas coloridas girando no mastro pelas nossas  mãos dançamos a poesia  o passo da feiticeira vida que por ironia  nos colocou amarrados de corpo, alma e coração. 

Poesia do Zigue-Zague a Dois

Imagem
No passo do Zigue-Zague  a dois entre as fitas  coloridas o seu olhar  do meu não se desvia, A intencional poesia  se vestiu toda de magia.

Poesia do Zigue-Zague

Imagem
O Zigue-Zague das fitas  fez a gente se encontrar, Foi assim que tudo  começou e não vai parar, Além da altura do mastro, poesias vou declamar  para quando você chegar.

Poesia do Trenzinho

Imagem
O Trenzinho vai cruzando a serra até chegar no mar, Foi na dança do Pau de Fitas  que a gente começou a namorar.

Poesia do Tramadinho

Imagem
As fitas foram amarradas  no topo do mastro, Eu estou presa em você com o coração apaixonado, É a poesia do Tramadinho de quem te deseja soltinho, e todos os dias enamorado.

Bodas de Brilhantes

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  O destino nos colocou em caminhos apaixonantes, Vivemos com os nossos olhos sempre brilhantes, o coração cheio de amor e os nossos dias são festejantes, Por isso hoje mais do que nunca estamos celebrantes.

Bodas de Macieira

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Aquela maçã do amor  que dividi com você se tornou lei para a vida toda, Celebramos a macieira da nossa união com amor, fé e alegria no coração. 

Bodas de Manjerona

Imagem
  Arte de Rosana Schmitt  O tempero e o aroma  da manjerona não enjoa, Tais quais os nossos do surpreendente amor  que traz um novo sabor que a gente se apaixona, Celebramos a nossa união com todo o esbanjamento inalterável pelo tempo.    

Bodas de Aveia

Imagem
  Arte de Rosana Schmitt  Amor suave, macio e perfumado como campos de aveia é o nosso amor que  celebramos até onde não houver  momento porque  passamos por muitas, e mão um do outro jamais abriremos.

Bodas de Zinco

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  O fio do zinco do destino nos une e nos guia, e celebramos hoje a nossa  união de amor com alegria.

Poesia da Dança do Vilão

Imagem
O destino com os seus  sete movimentos,  seus bastões girantes  estão batendo fortes o meu caminho para o coração ficar  vivo e com ritmo. A palavra é o refúgio  que nada tem a ver  com fuga ou precipício, é subir no mirante para espiar da onde virá o auspício. Não que eu esteja feliz tenha um amor ou esteja com dinheiro, Os três eu não tenho, e vergonha também não. É na poesia da dança do vilão vou bailando, na palavra buscando  o equilíbrio para quem  sabe o amor encontrar, e a felicidade conosco ficar. Amor ao dinheiro é flertar  com o aborrecedor, Ação sem verbo é como beijo  sem língua que não tem sabor: destino sem dança é autodestruidor.

Poesia da Balainha

Imagem
Os nossos arcos floridos por nós foram unidos para fazer a balainha, continuamos a dançar em nome das voltas que o mundo dá, o teu amor é meu, e para sempre será; Está escrito na terra, nas águas e no ar: a poesia que nunca irá por nada se apagar.

Poesia do Xote das Sete Voltas

Imagem
De ida na mesma direção e de volta na mesma direção, O bailão imita a vida quando o assunto é coração; E lá vamos nós neste xote das sete voltas pelo salão, e a poesia desta invernada  nos inundando de paixão.

Poesia da Meia-Canha

Imagem
Na roda da Meia-Canha  os meus versos foram recitados, Encontrei ali o meu amado, e continuamos enamorados  além do amor e da poesia: Somos afinação e harmonia.

Poesia do Xote das Duas Damas

Imagem
  A vida de vez em quando se parece um bailão, Existe gente com duas damas  dançando xote no coração, Só sei que quem quer duas não fica com nenhuma; Nada tendo a ver com poesia é a lição inevitável da vida, Xote das duas damas só mesmo é no bailão que se pratica.

Poesia da Rancheira de Carreirinha

Imagem
  Meus sarandeios e teus sapateios, Você indo para lá e eu indo para cá só na Rancheira de Carreirinha com a gauchada, Você sabe que estou apaixonada, e te querendo mais do que poesia, Eu sei que sou a tua amadinha e você não sabe mais me deixar sozinha.

Poesia do Anú

Imagem
Você sapateia  e para mim sarandeia E eu me derreto  e para ti sarandeio, É a poesia do Anú   nesta dança acontecendo; Sabemos que um  para o outro não  somos aves de verão, Só falta mesmo é a confissão.

Poesia do Sarrabalho

Imagem
Você na minha frente castanholando os dedos, - nós dois sem segredos,  Você me encantando  com as suas esporas, e eu com o balanço  das saias te hipnotizando  querendo que você me roube um beijo  como quem colhe amoras, Nós dois só no ritmo do amor e do sarrabalho celebrando estações e auroras.

Poesia do Chico Sapateado

Imagem
Eu gosto de lembrar daquilo que é bom e bonito, Não me esqueço de lembrar quando você dançou Chico Sapateado comigo; Você da minha  cabeça não tem saído, e a minha poesia  está sempre contigo.

Poesia da Chimarrita

Imagem
  No espaço da preparação do mate amargo que adoça o coração, Fomos dançar a Chimarrita no meio da sala de casa para estarmos afinados para o dia do bailão, No fundo dos seus olhos vi o amor e a paixão, Você é melhor do que poesia e qualquer truque de sedução; És a minha canção preferida, amor para toda a minha vida.

Poesia da Quero-Mana

Imagem
Nós na fila entre gaúchos e prendas, A poesia da gente j á estava no olhar, Você parou de repente, bateu as esporas duas vezes, Começou a fazer dois passos para lá e dois para cá, dançamos a Quero-Mana, pude captar a sua manha e a vontade de me namorar.

Poesia da Chula

Imagem
  A lança já está no chão, sapateando no salão você me encontrou no meio da multidão dançando chula e ao mesmo tempo tocando música na gaita do coração: Foi assim que o amor aconteceu e formamos o par mais romântico que se tem notícia escrevendo o destino com toda a poesia e a mais doce sedução.

Poesia do Caranguejo

Imagem
A animação da gente no bailão dançando a dança do caranguejo que não apagou  da lembrança do coração, A minha saia suspensa por cada uma das mãos, As tuas esporas fazendo parte da percussão, É a poesia do encontro se espalhando pelo salão. 

Transtorno

Imagem
  Chemtrails cruzando  o céu neste anoitecer, O ar anda pesado  no meio dessa gente  que se cala ou fala com você como  não fosse meritório de receber o mínimo  de respeito e educação. Balão espião que  atravessou as fronteiras  da Soberania  _metáfora lúcida,  e sem poesia nenhuma para o cardápio do dia. Não estamos em época  de São João, O trem para a roça descarrilhou e ninguém anda fazendo  questão de colocar de novo no trilho:  O transtorno para muitos tem sido o objetivo. O melhor que posso  fazer daqui adiante nesta estranha vida  é conversar sozinha  ou nas entrelinhas esperando pelo fim do mundo.     (Não consigo viver de mentiras).

Poesia da Cana Verde

Imagem
Quem plantou a cana verde não foi e nem foi você, Quem plantou a cana verde foi a poesia para te levar  para comigo no festão dançar, girando com uma mão só e eu com a saia a bailar: Para quem sabe nos teus  lábios de cana a doçura  conseguir encontrar e o teu coração conquistar.

Poesia da Tirana do Lenço

Imagem
  Os nossos lenços a postos nas nossas cinturas, Você veio na minha direção e eu perdi o ar, Quis capturar o seu respirar porque não via a hora de te beijar a poesia estava no seu olhar, Começamos a dançar a Tirana do Lenço com cada um no seu tempo colocamos os lenços a girar.