Postagens

Mostrando postagens de abril, 2025

O Cheiro

Imagem
Quero o beijo, o cheiro e tudo  o quê é teu inteiro o amor bem feito. (Amor-Perfeito)

Cheganças

Imagem
Quero respirar o seu ar, e por ambição reunir  todas as Cheganças e trazer as festanças  para de fato encantar, nutrir mútuo venerar  para te enamorar.  ...

Ilha da Murta

Imagem
No vaivém das correntes  da Baía do Babitonga a sambaquiana história  revisitada neste estuário.  Sangue que corre nas veias se mistura ao mangue  que por mim a vida resiste, e por ele tudo segue e insiste.  Na Ilha da Murta encontra no céu do Hemisfério  a mensagem e o mistério.  A herança se curva e abraça para quando continuar a ser aquela mesmo que incomoda.  

Ilha do Maracujá

Imagem
Como as aves do cruzam  as majestosas Américas  para se encontrar no verão  irá me procurar o seu coração. Do jeito igual que as aves se  encontram na Ilha do Maracujá  na Baía do Babitonga só que  encontrar o pouso e a recíproca. Desvendar a desabitada ilha no bailar da aurora matutina  e no bailar da aurora vespertina.  Encontrando sempre uma nova razão para renovar a paixão  sem se ocupar do mundo em viração.

Ilha de Mandijituba

Imagem
  Os astros dançam  sobre a Baía de Babitonga, De embalar a sua imagem  já perdi a minha conta.  O meu endereço austral está escrito neste Hemisfério, E no coração o poderoso  e mais sagrado mistério. As correntes conduzem  para a Ilha de Mandijituba sob esta fase da Lua oculta. Tenho todos os mais  altos sinais de pertença: amar esta terra é a sentença.

Ilha do Macuco

Imagem
Feito a Ilha do Macuco  de águas calmas, Tal qual canto profundo  de ave que toca as almas. Terra, água e ar por cada canto a me espalhar, Não testo e nem desafio o quê há e não se deve domar. Dever de ficar no seu lugar,  e se não for para respeitar, melhor nem mesmo começar. A tranquilidade que dou é o quê realmente sou, e dela na vida jamais me vou. 

Ilha dos Lobos

Imagem
Bailam as correntes do Atlântico, sobrevive um refúgio romântico  e o indômito em mim como tal qual os lobos-marinhos que cruzam. No farol da Ilha dos Lobos tenho o meu ponto de orientação  nesta noite no meio da escuridão  e a convicção para onde ir. Tudo me leva aos teus olhos e a ciência dos meus sonhos que alguns chamam de utópicos. Realmente não me importo  nem se vou de fato alcançar, só sei que me importo em não parar.

Praia de Itaguaçu

Imagem
Liberar a nossa determinação  nas correntes até a Praia de Itaguaçu, Deixar os impulsos do coração  navegáveis em São Francisco do Sul. Colocar os nossos pés em terra  firme e não nos dar nenhum limite, Voltar amar de novo mesmo  que nos digam que é impossível.  De última em última dança  o voto, o romance e a chama, como quem flerta pela primeira vez. E assim deixar que o brilho  do nosso olhar não se apague para que tudo em nós seja novidade.

Ilha dos Herdeiros

Imagem
Respira o último dos últimos  pulmões do mar, É na Ilha dos Herdeiros  que vou atracar. Navegar pelas correntes  da Baía do Babitonga  vou deixando me levar  adiante sem muito pensar. Nesta embarcação poética  vou permitindo apenas ir  nesta rota íntima seguir.  Sem pressa de viver porque  tudo permitirá concluir  que seremos só eu e você.

Ilha das Flores

Imagem
Ler o lado bom ou o lado ruim dos impactos da Humanidade  e pensar que tudo o quê se  faz tem impacto de verdade. Expressar sobre o quê é belo,  aquilo que dói ou falta não  significa querer disputar  com quem quer que seja. É estar a Ilha das Flores  o maior desaguadouro resistindo e pedindo socorro. Expressar um pensamento é  também uma forma de existir,  para continuar a seguir de pé.

Ilha do Ferreira

Imagem
A minha mente segue  no fluxo da direção  dos cristais temporais  na Ilha do Ferreira. Ali na Baía do Babitonga me retiro de uma  parcela do mundo que já morreu por dentro. Sempre que celebram  a morte ou um ato violento enterram é a si próprios. A opção deles foi por o quê vier, a misericórdia só a Deus pertence: escolho mesmo é nem saber.

Ilha Feia

Imagem
A Ilha Feia não tem praia  e não deixa de ser menos  bela por ser coberta  de Mata Atlântica plena Não tens a metade dela e julga o próximo segundo  a sua própria imaginação  em nome da destruição  Ser como a ilha é ambição  daquele que tem a ciência  de eleger a rota de renovação  Por isso opto ir de acordo  com a minha intuição  e para alguns casos a silenciação.

Ilha Deserta

Imagem
Continuar entre os vários  tipos de Morte de cada dia como a Ilha Deserta da nossa Santa Catarina. Independente da maré ser  o forte rochedo, a coragem, a Ressurreição e o reinício  diante de todo o desafio.  Crer que o tempo jamais  será o seu inimigo, e tenha fé no seu caminho. Não importa se está sozinho, o Sol do Universo sem você  perceber guia o seu destino.

Passeio

Imagem
A Praça do Centro  da Cidade de Rodeio está vestida de Páscoa, Para receber quem  para por ela e por  quem virá a passeio, Em breve direi para você: - Que bom que você veio!

Ilha do Chico Pedro

Imagem
Balança a palmeira diante  do vento da esperança  na Ilha do Chico Pedro:  decidi amar sem medo. Na Baía da Babitonga fica e assim me deixo levar  como embarcação que  está próxima de chegar. Conhecer bem por onde ir e sei que sabe me encontrar  onde estou em pleno mar.  Não preciso muito fazer  para a nossa hora acontecer, e com os olhos fechados viver.

Ilha das Claras

Imagem
Pelos braços da Baía do Babitonga sempre me deixo levar, Até a Ilha das Claras vou navegar para que sabe te encontrar. Pelas correntezas deixo tudo para trás porque  só quero para nós mesmo o quê realmente importa. Num tempo onde a diversão  é testar o outro o quê sufoca busco ser a silenciosa rebelião.  Por saber que o tempo corre rápido em todas as direções, preservo as melhores emoções.

Ilha das Cabras

Imagem
Experimentar o abandono e a sombra das árvores  da Ilha das Cabras no mar sem nada para se importar. Um minuto para respirar  e para pensar quando  a maré começar a mudar para não me deixar levar. Porque assim tem a vida tem que ser e assim será onde o quê é de juízo está. Colocar cada um sem quer agradar no seu devido lugar, para a paz ser e a espalhar.

Ilha do Batuta

Imagem
Colocar a esperança  solitária na escuna rumo à Imbituba enquanto o mar cruza. Sob o alinhamento de Saturno, Vênus e a Lua, Não desviar o pensamento da paz nenhum minuto. A mente, o corpo e alma, colocar para descansar  na Ilha do Batuta e ali ficar. Observando o giro absurdo  do mundo sem nada cobrar como quem nasceu agora acordar.

Ilha do Baiacu

Imagem
A rota eleita para a escuna intrépida segue no Litoral Norte  da Santa e Bela Catarina,  e no vaivém das ondas da vida.  Nos braços da Baía da Babitonga  deixa o destino por conta  rumo à Ilha do Baiacu, e para traz tudo abandona. Dizer o libertador não e nunca  mais e em nome da paz, não é qualquer um que é capaz. Neste oceano interno  não há mais nenhum monstro, domino o viver liberto.

Ilhas dos Araújos

Imagem
Nas Ilhas dos Araújos como aves livres  na Baía do Babitonga  a gente se encontra. Discreto talvez o amor venha e nos leve por  encanto e sem espanto  à ele nos rendamos. O romantismo resiste  e em nós tem refúgio deste mundo incrédulo. Um perene e estuarino de impulsos sem medir  riscos porque estamos vivos.

Arquipélago das Graças

Imagem
Barra de São Francisco do Sul  é perto da onde que assumo  ser como a escuna que alisa  o mar do teu romance e delícia. O rumo nas mãos da ventania leva ao Arquipélago das Graças porque é assim que se escreve a leveza e o sentido de ser perene. Parar ali sem mais nem o porquê  por um instante na Ilha da Paz  sem querer na vida nada a mais. No final entender que amor é  sem mistério em águas tranquilas  e transparentes do divino querer.

Ilha Alvarenga

Imagem
  Alma maruja traz um pouco de tudo aquilo que precisa ser refeito na Baía da Babitonga que eu já perdi a minha conta. Embora não tenha perdido a esperança de Ilha Alvarenga por ser poesia, poema e poeta com apego ao mar e esta terra.  Desistir não é e nem nunca  será a opção porque viver  é o quê move pleno o coração. Não perder jamais as correntes  e deixar que pousem solenes  na existência feita para a navegação.

Camélias

Imagem
Sempre que as camélias  florescem em Rodeio, Nos meus olhos  fazem um jardim, Quero ser para os teus olhos como elas para trazer-te para mim, cobrir-te de mimos, e dizer sem dizer nada enfim.

Ilha de Santa Catarina

Imagem
Nas águas da memória os olhos  da mente leem ilha de Meiembipe, Nas águas recentes é conhecida  por Ilha de Santa Catarina.  A história precisa ser contada  para que não seja apagada, Vou deixando o Atlântico Sul  dando a direção até alcançar. Com você e na vida eu sei onde chegar sem precisar me exaltar, nasci herdeira e conheço este mar.  As cartas e as regras sou eu  quem as dou e escrevo, sei quem sou e o quê mereço.

Corriola

Imagem
Te conhecer  na Corriola, Quero amar  sem esmola, E contigo fazer escola. 

Coroacanga

Imagem
Quando quero  sou Coroacanga cruzando a mata, Não só quando  sexta-feira for, Conheço o meu  poder de fogo com andor.

Corta-Jaca

Imagem
  Corta-Jaca  no vero ritmo, Para mostrar  que também  o amor requer  mais do que isso  sem se importar  com nenhum risco.

Cotaluna

Imagem
  Cotaluna no rio, assim sou, quando ofereço  desafio, Virar habitante de ti é destino.

Cucuí

Imagem
Olhar nos olhos  de Cucuí no Rio Negro, Pedir à ele um conselho, Não preciso pedir  para guardar segredo.

Bem-vindo

Imagem
  Sobre o Médio Vale do Itajaí  a Lua Crescente brinda  a minha janela da minha  pequena casa em Rodeio. Intuitiva ouço a Valsugana polifônica pelas estrelas, assim me visto para você  de céu, amor e poemas. Tu bem sabes que tens  o seu lugar garantido, e sempre será bem-vindo. Se estou ou não para ser o seu destino só Deus sabe, aguardo ser o seu melhor motivo.

Coré

Imagem
  Coré com farinha seca servido na mesa, Tem gente que nunca provou  e existe até quem não esqueça.

Coreto

Imagem
Pude ter o privilégio  na vida de assistir  à uma banda  de cidade do interior  tocando no coreto, E testemunhar juras de amor ali pelos namorados, Cenas de um passado  que para muitos não foi proporcionado nem como espectadores, E outros sequer na vida  sequer tenham escutado o encontro quando podíamos  andar pelas ruas despreocupados.

Companheiros dos fundos

Imagem
Ouço o canto deles, o canto envolvente dos companheiros dos fundos de cada rio e igarapé, Eles sempre vem quando  chamo só para me ajudar, Porque tenho fé simplesmente  e nunca deixei de acreditar por nenhum instante imensamente.

Coaraci

Imagem
Coaraci que guarda o dia quando se deita e se ergue, E sempre me ilumina  para tudo o quê o ímpeto  convida e atreve, Tem algo bem parecido com o seu sorriso que o coração derrete.

Congos

Imagem
Todos os congos  dançam as estrelas  sobre a Nação, Eu sei a quem entregar  o meu coração. 

Consoada

Imagem
Consoada bem posta para nós dois, Não haverá romance negado depois.

Ilha de Araçatuba

Imagem
Amanhã pela manhã estarei  indo lá no ajuntamento de Araçá, na Ilha de Araçatuba onde a história intocada nos encontrará. Filhos deste Atlântico Sul que  jamais ninguém da atenção  de amor conseguirá nos desviar o nosso brio perpassa o mar. Nas nossas veias correm o pó das estrelas do Hemisfério Austral  e no coração vive o fundamental. O inevitável não está distante  e está sendo preparado  pelo fogo do nosso romance.

Ilha do Coral

Imagem
Diante de tudo o quê  se passa no mundo, Sou como o solitário da Ilha do Coral lá no fundo. Das estações um coração acendendo as emoções  como farol na escuridão  para quem vem e quem vai.  Porque acredito que se deve  falar o quê merece ser dito  por crer em um novo destino. Se no final se é apenas  este o meu caminho aceito, abraço e nele com afeto fico.

Ilha de Anhatomirim

Imagem
Ali um dia serviu para defender, prender e também para curar, é a Ilha de Anhatomirim que  tem muita história para contar. Estou indo navegar para escapar  do veneno espargido de quem não se contenta com o da própria  língua e expõe a todos a perigo. Não preciso fazer nada porque  a existência de gente assim  para si próprios é inabalável castigo. Tenho mais o quê fazer do que dar holofote à quem não quer aprender  e só se gloria no mal para aparecer.

Ilha do Arvoredo

Imagem
A verdejante Mata Atlântica  esplende na Ilha do Arvoredo, O meu olhar não consegue reter nenhum segredo.  De amar novamente deveria  te pelo menos algum receio, Mas quando te conheci o coração não quis recreio. Sob a bênção dos gerivás coloquei o meu desejo de tê-lo comigo doce e ledo. E tuas pistas e teu olhar fixo permitem deixar indícios e liberam sem ocultar feitiços.

Amo você

Imagem
Amo você como se ama Florianópolis com todas  as praias, ilhas e pontas, e ainda não se deste conta. A cada alvorada matutina  ou vespertina em companhia  de toda a poesia reunida  caminho e escrevo rotas. Assumi ser a personificação  de todas as estações  do ano todo em adoração. Ilhas e continente em qualquer  direção para onde quer  que o vento leve o seu coração.

Ilha das Conchas

Imagem
Passear de mãos dadas na Ilha das Conchas, Um beijo discreto debaixo de uma sombra de uma árvore. A cena está finamente  feita na imaginação, Ando sorrindo e cantando  ainda sem aparente razão. A intuição tem escrito  poemas de amor para mim, é alguém vindo no destino. Sem receio de ser chamada  de ultrapassada ainda persisto em ser quem sonha acordada.

A cada nova inspiração

Imagem
Luar Crescente sobre o Médio Vale do Itajaí  é o luar ancestral  de quem cruzou  o Oceano Atlântico  para construir Pátria, E de quem tem  raízes fincadas aqui, É luar sobre Rodeio  abraçada pelo Pico do Montanhão, e também de cada derradeiro poema a cada nova inspiração.

Ilha das Vinhas

Imagem
A História da Ilha das Vinhas  fala sobre o essencial daquilo  que deveríamos conservar para a vida se perpetuar.  Ela era uma ilha que era boa para pescar e tinha quem  nela conseguia videiras plantar, e hoje não se consegue continuar. O quê é de vida deveria ser de acordo comum para ir  para frente e sempre caminhar. Espero que algum dia não seja preciso nem mais poesia  para a importância de assim lembrar.