Postagens

Mostrando postagens de abril, 2023

Curitibano Contigo

Imagem
Os teus dias não têm sido mais os mesmos, Os teus olhos brilham  quando você ouve  o meu nome, Por mim você está a cada dia mais derretido e anda muito mais romântico.  Eu sei que você quer  me convidar para dançar na roda o Curitibano contigo, no teu bolso sei que guarda  com amor um versinho, e quando a minha cintura você apertar não  vai querer outro abrigo.

Os Cocos

Imagem
Você foi dançar com os seus amigos  o Coco de Praia, a mulherada não ficou sossegada, e de surpresa  juntas resolvemos para que o coração de cada um não se distraia mudar a nossa direção,  sarandear as saias  e dançar o Coco do Sertão.

Dança Toada

Imagem
A toada que canta  todas as Cunhãs cruzou a Amazônia, Você me convidou para a Dança Toada, Ultimamente você anda vivendo entre  a poesia e a insônia, A tua alma não anda  sossegada e sei que  sou eu a sua amada.

Divina Caipora

Imagem
Dou bom dia para a minha Comadre Fulozinha e como oferenda  trago a minha poesia, Peço para ela que me ajude a convencer nem que  seja a base do susto  a gentileza entre nós e com a generosa  Natureza que nos  brinda com tantas belezas. Divina Caipora hoje tem  gente que merece nó na língua para que as mãos não alcancem e o mal não faça nunca mais casa onde estimamos. Mãe da Mata surpreenda  quem merece e se possível interceda por mim juntos a Deus por um amor que traga  a mesma paz que traz uma prece.

A Cavalhada

Imagem
Ainda insisto em ter um amor gentil que  seja capaz de segurar  e até mesmo buscar o meu chapéu caso  a ventania sopre  por esta Cavalhada. Não é pedir demais  um amor que eu ame,  e também por ele seja amada.   Entre cavalheiros vestidos  de azul e de vermelho, passam por nós a Côrte,  a nobreza e os lacaios, e o dia nos reverencia com toda a beleza. Não é pedir demais um amor que me cuide e guarde, e eu faça o mesmo por ele. Fino é o trote que  o destino põe o coração, se o amor não for profundo, é melhor que do caminho  seja desviado pelo Divino. Não é pedir demais  um amor que seja meu e eu seja dele, e que só em nós tenhamos o deleite. 

Bate-Flechas

Imagem
O som dos tambores  me trouxeram sem querer, Você me deu flechas  nas mãos e me levou  para dançar sem a menos o meu nome perguntar, Dançamos na roda  do Bate-Flechas sem parar, sem nos dar conta  de ver o tempo passar e foi dançando que  a gente começou a namorar.  

Morar no Médio Vale do Itajaí

Imagem
O privilégio de morar  no Médio Vale do Itajaí tem o silêncio como como companheiro que  encoraja a não sair daqui; porque moro em Rodeio, pedacinho do céu deste  nosso Brasil Brasileiro. Da janela do tempo desenho um coração onde coloco o nome  do nosso país que é o meu amor primeiro, e como me dá orgulho de morar em Rodeio. Para ser feliz enquanto o mundo anda virado, não deixo de lembrar que moro em Rodeio para ficar com o peito de tudo na vida acalmado. Busco por memória afetiva quase todos  os dias o folclore das regiões  para nada a chama do amor  em mim apagar por este  país merecedor e por este rincão dignos de toda a adoração. Sou muito feliz morando em Rodeio quer você acredite ou não, ser a poetisa desta cidade  sempre me traz grande satisfação, tenho em mim um coração entusiasmado e cheio de paixão.

Soltei os Bois

Imagem
Soltei todos os nossos bois no pasto do folclore só para ver o quê vai dar, Primeiro soltei o Boi de Reis para ele me mostrar  se realmente chegou a minha vez de saber realmente  onde o meu amor está.  Soltei o Bumba-Meu-Boi para saber por onde o amor foi, Soltei o Boi-Bumbá  para saber se o amor escrito no meu destino está. Soltei o Boi-de-Mamão para saber se realmente  vou encontrar o amor  com todo o fervor no coração, e pedirei a nossa benção.  Soltei o Boi Calemba para ele me ajudar a encontrar um amor que seja feito de poema, Soltei o Boi-Surubim para encontrar um amor que realmente  tenha nascido para mim. Soltei o Boi Zumbi para saber se o meu amor realmente se encontra por aqui e comecei do nada a Dança do Boi para não deixar nada para depois; e não me queixar depois que dói.   Soltei o Boi-de-Mourão  para não desistir de continuar, Soltei o Bumba para comigo seguir a procurar e o Boizinho também para me acompanhar porque não vo...

Por Aí

Imagem
Você está ouvindo  o quê eu ouvi?  Você ouviu e viu o quê ouvi e não vi?  É o Comendador da casa das 365 janelas andando por aí. Não toque na reputação  alheia de jeito nenhum, e não mexa naquilo que não é seu.

Meu Lema

Imagem
O coração ao som  do tambor de mina  da Via Láctea  na vida nos orienta, O amor é meu lema, os teus olhos mantém vivos cada poema. As estrelas no céu da Pátria  profunda dançam  com o destino que nos brinca. E eu não consigo pensar  em outra coisa a não ser  em me lançar no abismo desta tua linda boca. Sinceramente, não acho, e sim tenho toda a certeza que nada tem de ensaio. Nas minhas mãos levo  o feitiço do teu amor  com destreza e me divirto com este doidivano fascínio. A poesia destes dias andam gingando em campo aberto, e que você é meu é óbvio e certo. De soslaio você anda  desenhando a rota rumo ao paraíso, a tua astúcia eu conheço, no silêncio amoroso nos guardo. 

Protegida

Imagem
Com o Pai-do-Mato  caminho lado a lado, da Criação Divina  ele cuida como se  fosse a própria filha, E por ele também  me sinto protegida. Com o Pai-do-Mato caminho por onde nunca ninguém antes tinha imaginado, Ele me livra inclusive do teu mau olhado. (O Pai-do-Mato é lançador, dos arbustos é sacudidor e da consciência alheia que acha bonito andar  no meio da Natureza insistindo fazer malvadeza).

Confundidos

Imagem
Ao menor sinal teu  fico toda arrepiada  só de imaginar ser  por ti esquentada como a mulher  escolhida para fazer  parte da tua vida, Quando este dia  chegar será tão animado que nossos peitos fortes soarão, e confundidos serão  com os Cabaçais do Cariri.

Travessia Mística

Imagem
⁠Sem sair do lugar, sem hora e sem data marcada, A poesia é travessia  mística que me leva  para onde eu desejo  e outros imaginam comigo estar.

Dançando com o Marimbondo

Imagem
Com o seu olhar de caçador você entrou na roda  para dançar com o teu andor  caipira a Dança do Marimbondo, Você chegou com aquele charme maroto sem me dar desconto, e fez o meu coração arrebatado. Na zabumba você pendurou  a casa do danado, Espantava o bichinho por  todos os lados, Trocamos olhares apaixonados e não importamos se seremos  por quem quer que seja reprovados. Sim, dessa vez você deixou a garrafa  para equilibrar na cabeça de lado, Sei que não dá para disfarçar, que você está apaixonado, que quer ficar comigo colado e anunciar o orgulho de bem amado. Neste mundo quase perdido que a cabeça da gente pira, Para viver o amor profundo tenho certeza que chegou  a nossa tão esperada vez; Nos meus braços você encontrará  o teu refúgio e toda a calidez, e segura nos teus encontrarei  a sensatez e toda a magna poesia.

Bacamarteiros

Imagem
Não que eu não saiba  ou não queira amar, Eu quero amar, e no amor de verdade não vou deixar de acreditar. É que o meu coração  foi bastante bagunçado sem eu ter procurado,  E chegou a hora que  não posso mais me dar  o desfrute de errar. Aos bacamarteiros peço de coração a boa mira, a intervenção com saudação,  a dança, a oração e a canção. Espero que até São João  o amor eu encontre  ou ele venha me encontrar,  E que os bacamarteiros me acompanhem  para desta vez o alvo eu acertar.

Não ignore

Imagem
  Quem se mete  com os protegidos do Nego D'Água, do Minhocão do Pari e do Pé-de-Garrafa  não sabe a ideia  que está arrumando, Não ignore o quê estou te avisando, Depois não diga que não te avisei.

Encontro das Cheganças

Imagem
O encontro das Cheganças vem rompendo o silêncio  desta cidade romântica, As pessoas pouco a pouco estão aparecendo acenando das janelas das suas casas, Estas Cheganças nascidas  da fé e do nosso inspirado povo que compõem saudações ao Padroeiro trazem o condão e a poética; Um olhando para o outro cumprem do mesmo jeito o gostoso efeito de festa, porque nossos corações fazem música de orquestra, e deixamos nos envolver por  este amor que a gente venera.

Premonição

Imagem
Por premonição vejo o sangue de um fluindo para as veias do outro, Mudamos de lugar neste Balandê Baião, Começamos a dançar no ritmo da sedução até a hora do balancê  da paixão vir alcançar  os apelos do coração.

Poliglota

Imagem
Poliglota dos idiomas  dos outros e dos idiomas que criei mim mesma, Vivo tentando traduzir o quê está na cabeça. Para não me transformar  no Arranca-Línguas  da lenda melhor mesmo é escrever um poema. Trancando o meu próprio Diabo na Garrafa, Dou boa noite para quem  é da noite e dou bom dia  para quem é do dia. (Porque na vida tudo é nuvem).

Boi Calemba

Imagem
O meu nome há de ser a sua  música favorita quando menos  esperar vai se pegar cantando porque sei que o seu coração  está todos os dias embalando. Entre Enfeitados e Mascarados dançando com o Boi Calemba, Sou eu a dama deste folguedo vestida com este gentil poema. Quando este folguedo for findado  a Lua estiver bem posta,  e sem precisar de aposta: não me negue a serenata  amorosa de cavalheiro apaixonado. 

Roda do Bambelô

Imagem
Do centro da roda do Bambelô ouvi você batucando, eu tenho certeza que é amor, Meu bonito Zambê,  O Bambelô tem o DNA do Coco e do Batuque, E eu te quero sem censura  e sem nenhum truque;  Você vem sem eu precisar chamar porque colado  no meu coração é o teu lugar.

Mãe-de-Ouro

Imagem
Minha Mãezinha-de-Ouro, nos caminhos do Brasil profundo se a senhora  me ajudar encontrar algum tiquinho de ouro  como prêmio desta andança, ficarei muito agradecida; embora seja outra a minha  verdadeira esperança. Sabe, minha Mãezinha, se a senhora resolver me ajudar a encontrar o amor, Daí sim! Eu vou ficar rica, porque o ouro acaba e o amor é que sempre fica.  

A Cabaceira

Imagem
  Saúdo a Cabaceira porque  sem ela não há cabaça  para o Samba de Cumbuca, Sem Samba de Cumbuca eu não escuto você cantar, E ficar sem te ouvir cantar é a mesma coisa que deixar  de ler poesias por todo o lugar.

Poema da Solteirona

Imagem
Mais assustadora do que a lenda da Missa do Dia dos Mortos é a sua cara feia, Para ficar correndo atrás de casamento, não nasci com tal paciência. Pior do que a sua própria  cara sou capaz de ficar  quando estou de mau humor, aconselho não se arriscar, Sobre a guerra dos sexos  nunca vou me interessar, Se nasci para ser Tia Velha  não faço nem questão de lutar. Das versões mais  convincentes da Mula Sem Cabeça, sou aquela que não se casa e deixa até o padre em paz; E assim aqui está escrito o poema  da solteirona sem dilema.

Rasqueado Cuiabano

Imagem
Os seus olhos brilharam  mais do que uma constelação quando me viram  no meio desta multidão, Você me convidou para dançar o rasqueado cuiabano para defender a tradição, E lá nós dois fomos  rodopiando no meio do salão.

Não quero

Imagem
Todo o meu respeito devoto às mulinhas do nosso Brasil, Só não quero que você seja como o vaqueiro da Mulinha de Ouro; Eu sou feita de poesia, cuide do meu coração como o teu tesouro, Se o teu amor não for impoluto como  o quê eu tenho para te dar, Continuo a escrever  poemas e ver o cortejo passar. 

Lambada

Imagem
  Mistura de corpos, gingas e ritmos na memória, Não me esqueci a Lambada da História e não preciso deixar de gostar mesmo que tenha saído de moda, Quando você chegar mesmo sem saber dançar é bom você saber que vou dançar Lambada contigo.

O Livro

Imagem
Quando deixam  de te olhar nos olhos, Quando deixam  de te emprestar os ouvidos, Quando deixam  de falar inexplicavelmente contigo, Quando absolutamente nada conspira a seu favor, Sempre será o livro que continuará  te fazendo companhia, viajando, debaixo da chuva,  no meio da guerra  ou quando você se encontrar absolutamente sozinho. O livro ensina a ser e a não ser, por isso escolha bem o seu livro como quem escolhe o melhor amigo.

Revisito

Imagem
Lidando com os mitos  dos amores impossíveis, Mergulhando no lago  de tédio neste domingo E tendo as belezas do Vale Europeu Catarinense para beijar os meus  olhos enquanto o amor  dos meus sonhos, Revisito a "La Sarneghera" em busca do perfeito poema, Dou graças que moro  em Rodeio no Médio Vale do Itajaí E agradeço a ancestralidade por ter chegado até aqui. Porque o amor tem  o seu próprio tempo, e o melhor mesmo é não ter pressa e nem medo  para evitar qualquer contratempo. 

O Lobisomem

Imagem
Você já leu ou ouviu isso antes, e Hobbes que perdoe a paráfrase:  "O Homem é o Lobisomem do Homem", Os tempos mudaram, e ninguém precisa sair por aí para matar ninguém mesmo que seja pela via  da reputação de outrem. A bala de prata agora  tomou outra forma, a bala de prata nos tempos  de hoje é a palavra, Em tempos de mentirosos basta falar a verdade que o Mal acaba.

Sudão

Imagem
A minha imagem oculta se mistura a caravana, o meu perfume consagra  a adaga do tempo por ambição de dissolver tudo o quê merece e urge. Daqui a pouco vencerá a pausa de três dias, a Lua Crescente está na minha testa, não vim aqui falar de festa, porque a vida pede pressa. Peguei a concha misteriosa da memória, o escaravelho dourado  da História dos poetas  da Terra dos Negros  para de pacificação falar. Onde está a confluência do Rio Nilo Branco e do Azul, é ali que gostaria estar para pedir olho no olho paz e reconciliação pelo povo para a tranquilidade voltar. 

A Araruna

Imagem
Encaixados delicadamente como aves em pleno voo, Você me leva sutilmente para dançar contigo  a Araruna no meio do salão, O teu perfume e a sua vibração  desarmaram o meu coração, e agora não me interesso  em outra coisa que não seja o próximo passo da mútua sedução.

Laços

Imagem
das veias da minha  Avó que nasceu  no Piemonte também vieram os laços ciganos e do Oriente para as minhas veias, eu nasci brasileira moro em Rodeio nesta cidade bonita  do Médio Vale do Itajaí  onde as flores brancas e azuis do tempo dançam sobre as montanhas escrevendo poemas como a ninfa do Lago Carezza cantava para si mesma, e eu resolvi recordar as lendas  da ancestralidade para que nos fortaleçam com tudo aquilo  o quê nos faz saber com  quem somos de verdade  cada um vive o seu sábado como bem entende, eu prefiro viver celebrando isso.

Chibamba

Imagem
Pare de mexer na casa  do Chibamba, Se comporte direito na vida, Cuide direito da casa do Chibamba, Para você não voltar  a ter pesadelos  da época que você era criança: Pare de destruir a casa do Chibamba.

Taieira

Imagem
Sem dar tempo para pensar você me elegeu no meio  desta Taieira para eu ser a sua  Rainha e você ser o meu Rei, E eu que pensava que se tratava apenas de uma brincadeirinha, As chefes dos cordões das bailarinas ficaram emocionadas, Elas já sabiam o quê eu nunca  imaginava que muito além desta dança você havia escolhido para fazer parte do teu destino  como a sua mulher amada.

A Súcia

Imagem
Mais veloz do que  a Dança do Tambor é a Súcia que eu vou dançar com o meu amor. Com meu suçador  serei boa suçadeira dançarei a noite inteira, e não estou de brincadeira. Quando chegar a Jiquitaia  sem despedida do meu amor, de mãos dadas iremos  para onde só nós sabemos.

Alferes

Imagem
Amanhece fria a sexta-feira que comemora Tiradentes, Que dos Dragões Reais  de Minas Gerais foi Alferes. Daqui da minha Rodeio interior do Médio Vale do Itajaí, aqui do nosso Sul Brasileiro, a memória repassa a História. A Derrama e a influência da Colônia e o sonho, Todos ganharam outras formas  assombrando com novas normas. Da Independência, o prelúdio  da República e a poesia do herói  cívico e companheiros em muitos  lugares caíram no esquecimento. Para uns é apenas feriado, e pode ter certeza que tem  sido assim no nosso Brasil inteiro. 

Autoria

Imagem
Eu moro em Rodeio, posso escrever  sobre a Crimeia que pertence a Ucrânia, também sobre Karabakh que pertence ao Azerbaijão, Porque sempre posso ir onde a imaginação permitir e sem sair do meu lugar. E posso continuar morando  aqui nesta bela cidade  do Médio Vale do Itajaí, em plena quarta-feira  dando tudo de mim por aqui, e abrindo as asas da minha  autoria e existência literária. Porque eu vivo aqui e não  onde você quer que  a minha autoria sobreviva. A mentira tem pernas curtas, e a minha poesia está ainda  mais viva do que antes  e do que se tem tido notícias.

Cena Divertida

Imagem
Sei de uns que aprontam e adoram uma fofoca porque não cresceram, Depois ficam vendo o Bicho-Papão debaixo  da cama e por toda a vida, e fingindo que não percebi apenas rio da cena divertida. 

Dançando o Gambá

Imagem
O Gambá é um bicho  bonito que caça cobra,  escorpião e aranha, não vim falar sobre isso,  e sim vim te mostrar  como aqui como é a dança. Estarei no centro quando a roda for feita, dançando com um lenço  para chamar a sua atenção, vou jogar o lenço aos seu pés e vou te envolver com paixão. Você fugirá com o lenço dançando ao redor de mim com muita provocação, vou fingir que não  quero nada com você não. Vou tomar o lenço  da tua mão e dançar ainda com mais provocação até você ficar caído  pela minha doce sedução. O marcador, os cantores, o Gambá e as palmas  dos dançadores  não batem mais forte  do que os nossos corações morrendo de amores. E na alegria deste Gambá  vamos todos seguindo,  dançando e repetindo  os passos como manda o figurino...

O Cavalo Invisível

Imagem
Não precisa ser Quaresma para o Cavalo Invisível surgir, Fazendo você ouvir  e sentir de outra maneira, Ele faz da sua consciência a casa para continuar  a galopar sem parar e suas ideias inquietar; Quem vive para desacreditar, para assombrar e para caçoar, Sem esforço sobrenatural  acaba assombrado  pelo próprio galope, Pode ter certeza e esperar.

Mascarados

Imagem
Nos encontraremos festeiros saindo  da casa de festas  na noite dos nossos destinos porque  o amor está escrito nos nossos caminhos. Quando os homens do arco acenderem  as luminárias você  me reconhecerá fácil  e feliz entre as damas. Não tenho dúvidas que te reconhecerei  ainda muito melhor  no meio dos nossos amigos e galãs eleitos. Na Entrada ou Cavalinho o teu olhar de carinho me segue sem desviar sem titubear do caminho. Na Primeira e Segunda, o teu olhar me revista  inteira mesmo como  de fantasia ali na rua frente não estivesse;   Para nos seguir nesta Dança dos Mascarados, Três homens formam  a baliza e assim se espalha. A Trança Fitas nas nossas  mãos se desenrola, por um momento sinto a quentura da sua  mão roçando na minha, o desejo e toda a poesia.  Entres as passagens  da Joaquina para a Arpejada, É na Caradura que  aumenta a insinuação. No Maxixe de Humberto,  flutuando de Carang...

A Dança do Chorado

Imagem
Com a garrafa equilibrando na cabeça lembrando da garrafa de canjinjim do passado que um dia  nunca mais se repita, Fui dançar com as moças da cidade a Dança do Chorado, Você passou na minha frente distraído e permaneci  com o coração calado, Porque quando você passar de novo e estivermos lado  você não vai responder por você, eu não vou responder mim e vamos responder por nós  dois aos beijos mais apaixonados.

Curupira Vive

Imagem
Há quem não acredite  que Curupira vive, O cabelo tem cor  de semente de Pau Brasil, Os pés são virados  para trás e o andar  é ágil como você nunca viu Curupira só vem para  quem o chama para  ser libertado do perigo, Ele também costuma pregar peças quando  cruza no caminho  com quem não presta. O mal que a pessoa faz  as florestas, aos bichos  e aos povos originários na hora recebe resposta mesmo que não perceba aconteça o quê aconteça. Quando a resposta  não chega na hora, Cedo ou na tarde, um dia resposta chega, mesmo que você não perceba ela está ali debaixo do seu nariz   Saiba que a ira de Curupira  arde, sempre irá atrás  e nunca deixará que  fez mal sem resposta, mesmo que ninguém creia, pode ter toda a certeza! (Da ira de Curupira não existe  quem tenha conseguido  escapar nesta e na outra vida).

Crimeia

Imagem
A Crimeia é a Pátria  sagrada dos tártaros, que por fraternidade histórica e territorial pertence a Ucrânia, A Crimeia tem a sua  própria Cultura, a sua Língua e Religião, A Independência  Nacional da Crimeia  também é reconhecida sob o conhecido guião  do artigo 4° da Constituição, e tem gente que finge que não vê: "A prevalência do direitos humanos, a autodeterminação dos povos, a  não-intervenção, a igualdade entre os Estados, a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos", e mais tantas outras coisas que deveriam fazer a diferença. O quê nos colocava no topo do mundo e nós concedia grande pendor foram deixados para trás  porque o quê tem valido é tudo  aquilo que derrete o cérebro,  envenena a língua e para o teclado  ultimamente tem escorrido; Só sei que até o passaporte para o absurdo tem sido o imperativo, e se ali não for aceito a prisão  é destino certo e dê graças a Deus por ainda não ter morrido. [Longe de mim fazer ...

As Crianças

Imagem
Kyi, Schek, Horyv  e Lybid ainda pedem  que as crianças  sejam devolvidas pelo maldito. Só sei que  o Barão de Rio Branco no túmulo  ainda está chorando. As crianças estão na minha frente:  uma vestida anjo,  uma vestida de soldado uma vestida de cossaco e a menina com um vestido  bordado tradicional  e uma coroa de flores. Só sei que  o Barão de Rio Branco no túmulo  está se revirando. Quando a vergonha  é imensa nada  não adianta lamentar, Da minha parte  tenho neste poemário a cabeça erguida. Só sei que  o Barão de Rio Branco no túmulo  ainda agoniza. 

A Candidata

Imagem
Nas mãos hipnóticas gira o laço durante  a Dança dos Vaqueiros  de Marajó amada, No fundo este laço gira para me fazer  a sua dileta capturada, Para subir ao altar sei  que sou a candidata, Não precisa falar nada porque estão todos vendo  que está escrito na sua cara.

Rodeio é motivo

Imagem
Toca o Sino da Igreja Matriz  São Francisco de Assis  rompendo com o silêncio desta manhãzinha fria daqui da cidade de Rodeio, o amor para toda a vida  por aqui ainda não veio. O galo canta a terça-feira e como poetisa deste  Vale Europeu Catarinense poesia tenho sempre feito. Morar em Rodeio é motivo de orgulho que neste  poemário tenho o feito.

Poesia da Amorosa

Imagem
Pedir a Tupã um amor  de Ipojucã e Jandira não é pedir demais, e também não é poesia; não tenho dúvidas que é o maior voto  de rebeldia nestes dias. É sonhar a eternidade refletida quando eu encontrar o espelho  d'água dos seus olhos e neles mergulhar com os meus sonhos. É viver obstinadamente como quem mergulha  na Cachoeira Amorosa de uma vida inteira: a entrega perfeita.

A Chula Marajoara

Imagem
Enquanto a música tocava, eu dançava a Chula Marajoara com as moças da cidade, o meu coração você encantava  com a sua flauta mágica, o amor sublime nos guiava, o seu olhar tonto e fixo  no rodopiar da minha saia escrevia o destino que nenhum  dos dois imaginava que  a intuição com o teu primeiro  sopro doce me antecipou.