Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2024

Aritica

Imagem
Aritica é Feijão  com Rapadura, É tipo eu e a poesia  nesta vida bela e dura.

Arroz de Aussá

Imagem
Aprendi a fazer  o Arroz de Aussá  de outrora, Traga Banana Prata  para a nossa  sobremesa, Porque é assim  que se escreve  a dois: o poema.

Aruá

Imagem
Aruá em águas doces  criados por Deus  para alimentar e curar, Dizem que também  foi o nome de uma  tribo extinta, Não sei é verdade, mas não custa falar, Para quem sabe  alguém recordar.

Aruaru

Imagem
Aruaru vai mostrar  quem não para por  um só segundo  da própria língua afiar E não haverá um que  por aí estará a avistar, Avisado todo mundo está, e depois não adianta reclamar.

Aru-Apucuitá

Imagem
Aru-Apucuitá nas mãos  experientes cruzando  o Rio Negro, E quando o resto  vira cinzas para trazer  a Mãe da Mandioca  para nos alimentar, Com a tradição não  se deve brincar.

A Chuquiragua

Imagem
Desejo um alguém gigante  com alma de Pátria Grande  que traga a Chuquiragua a "Flor dos Andes" em mãos. Receber a "Flor do Amor"  e tal devoção quando chegar o tempo de visitar o Equador  com o habitante do coração. A "Flor do Caminhante" será  a consagração do que pedi a Deus  para me cobrir de amor e paixão. Continua a convicção mais firme  do que nunca porque do amor  que quero sei que tenho a altura.

Fantasias

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Na mente salpicou mais uma das inúmeras  fantasias que nutro  sobre nós dois, Sempre nos coloco  em várias cenas de amor mesmo que não perceba, O destino não vai decepcionar, você há de ser meu com certeza, Um sussurro diário do destino não tem deixado duvidar e quando você vier com pulso  forte o melhor irei por nós segurar em nome do nosso amor  que tem tudo para combinar.

Esperas

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Não sou de promessas, sou apenas de esperas por um único movimento  seu para te dar o Universo.

A Chave do Interior

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  O desejo entre nós  só tende aumentar, A atração entre duas  pessoas inteligentes  nunca irá acabar,  Um tem a chave  do interior segundo  a sabedoria do amor.

Atabaque

Imagem
O teu amor  toca na fibra  do coração  e da poesia  muito mais  do que atabaque na mão do tocador.

Arubé

Imagem
Arubé preparado na sua companhia  para temperar  um peixe com alegria, Não quero outra  coisa na vida, E você também não, viver a cumplicidade um  ajudando o outro de coração.

Atô

Imagem
Na Atô do destino  sou a oração  do Malê encarnada  para que nada desapareça com a memória  ancestral que por  alguns continua injustiçada.

Ataré

Imagem
Feita toda de Ataré, de Pimenta Malagueta, É o quê serei quando  colar em você, Não é papo ou promessa, será bem do meu jeito, não se esqueça  porque está escrito  em cada estrela.

Atapu

Imagem
A minha poesia  não está a venda, É Atapu na mão  de Jangadeiro para chamar só  quem leia e entenda, Para quem sabe  virar poeta ou poema.

Um bom Arubé

Imagem
Pode botar fé que hoje sai  um bom Arubé, De amor por eu sei que você cai, E não há nada  que te distrai.

Conheço

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Não deixo nada  no meio do caminho, Conheço o quê  desejo para o meu destino.   

Três Quinas

Imagem
Três Quinas  como sinais  do meu destino que leve a ir pelo caminho  que eu possa viver contigo.

Pedra de Ara

Imagem
Pedra de Ara  do altar, Feita também  para quem  alguém me amar.

Araã

Imagem
Araã diante deste  mundo não existe mais, Prefiro não me aborrecer  em nome da minha paz.

Arabu

Imagem
O tempo ancestral  de Arabu na mesa não volta mais, O tempo de hoje  pede preservação  para não ficar para trás, As novas gerações  precisam crescer em paz.

Araçanga

Imagem
Araçanga na mão  do Jangadeiro  é só para peixe,  E poema é Araçanga bem feito  só prá fofoqueiro.

Sob uma Quina

Imagem
Para uns pode parecer  loucura não sei  o porquê ainda quero  saber quem é você.  Não avento que não  venha me querer  e mesmo assim quero saber quem é você. No Perú sob uma Quina  em nós o tempo embala  em silêncio toda a poesia.  Veremos chover estrelas nesta Pátria Grande  porque em nós há o romance.

Tempestade de Fogo

Imagem
Faça Chuva ou faça Sol  nem mesmo o Céu tem  me convencido mais, Os dias nublados  têm sido todos iguais. Fincaram algo pesado no meu humor, algo comparável as cinzas  que nos reduziram desde o primeiro dia que senti que abriram  o perfume e senti  num único frasco  o aroma misturado da Morte e da Guerra. Flores azuis do tempo não desabrocharam  nunca mais e as aves andam cantando  debaixo da Chuva como  se fosse Primavera. Embora ainda não  tenhamos notícias  completas do que aconteceu, Não ando conseguindo  me enganar porque o Céu  para mim é um livro  que não pude mais  ler como antes sorrindo. Espero saber da verdade, ver a vida sendo refeita até chegar no ponto  de esquecermos desta  tempestade de fogo que dentro reduziu tudo  a uma incalculável destruição.

Urucungo

Imagem
  Alma que joga Capoeira  ao som de Urucungo, assim é todo aquele que  nasceu feito de Brasil profundo.

Aponom

Imagem
Aponom é Cocada  com Côco Verde para levar ao forno, Criada para este coração se derreter todo. A intuição jamais se engana, que poesia é o quê tem  do Tabuleiro da Baiana. É a eterna canção  "No Tabuleiro da Baiana" que alguém abençoado  pelo Brasil ainda canta.

Jardineira

Imagem
Cada um de cada lado  um segurando o arco, Só não escondendo  no rosto o quê está  no coração guardado, Foi dançando a Jardineira  que a felicidade  nos encontrou a vida inteira.

Fandangueira

Imagem
Nasci fandangueira  bailando todo tipo de Anu, seja o Anu-Chorado, o Anu-Corrido ou Anu-Velho, O meu charme de Prenda  lançado neste salão não  é só coisa de imaginação, e vai muito além deste poema: O amor traduz a explicação.

Aiacó

Imagem
Aiacó, Mãe da noite, minha divina confessora, me acalanta e consola, Para que mantenha  a alma plena e amorosa  de fé e de poesia  para que tudo em mim  se ergue com o raiar do dia.

Celebremos

Imagem
Não é segredo  para ninguém que dias com flores azuis  do tempo não têm  sido mais os mesmos. O importante é  que aqui na nossa Rodeio  no Médio Vale do Itajaí  cada qual os colore por dentro. Dá até para perceber  nos sinais das cores  do Natal que se aproxima da praça aqui no nosso Centro. Em mim poesia é pincel com as cores dos sentimentos  com toda a beleza  de tudo aquilo que nós temos. Não importa se o ano  não foi fácil, não importa o quê se passa lá fora, O importante é que nós nos temos, e que o Natal está chegando  para a gente reviver: CELEBREMOS.

Tu és Manacá

Imagem
Divina Açucena do Paraguay  que de dia sinto o seu  perfume suave e de noite  sinto o perfume intenso. Magnífico Jasmim do Paraguay e desta Pátria Grande, que inspira com o seu esplendor  e em mim constrói jardins de amor. Tu és Manacá e também sou por voto solene e profundo  rendendo poemas como cá estou. Nas tuas pétalas, Francesino meu, escondo poemas com o dom  que o nosso Bom Deus me deu.

Festa de Santa Catarina de Alexandria

Imagem
A gente dançou Arco-de-Flores, uma memória bela ainda viva  da nossa devota festa  de Santa Catarina de Alexandria, E que nos nossos passos  dedicados a Padroeira do Estado estavam plenas a fé e a poesia, Porque mesmo que os tempos  mudaram somos gratos  por todas as graças e de viver  nesta bela e Santa Catarina, de encantos e da nossa alegria.

Boquiaberto

Imagem
Vem cá, senta do meu lado, que vou te contar uma  História dos tupis e guaranis, que tu vai ficar boquiaberto, Porque tem gente que nunca  soube nem mesmo o certo que Aré e Tamandaré  são a mesma pessoa, E tu pode botar fé  que para eles é o Noé. (Meu poema busca a Arca).

Berimbau-de-barriga

Imagem
Berimbau-de-barriga  toca a fundo, Comigo você não se cria, Minha voz e Capoeira, e também é poesia.

Arigau-bari

Imagem
Arigau-bari sacudida é a minha poesia  para causar espanto  sempre que alguém  quiser causar pranto.

Minh'alma e coração de Tajy

Imagem
Sob a proteção de Ñandejára que todos os caminhos levem  a nos encontrar no Paraguay  com a minh'alma e coração de Tajy. Desejo ter o descanso contigo protegido por um alegre Jarýi enquanto flores nos cobrem  e os votos de amor ali se cumprem. Ao chamar o meu nome a sua voz há  de ser como uma Paraguái ysapu  no ritmo dos rios com sacralidade. O amor floresceu com o teu sob  o céu desta nossa Pátria Grande, e sigo pressentindo o romance.

Arara

Imagem
Dancei Arara no Norte, no Nordeste e no Sudeste, Troquei de par e já fiz par com o homem do bastão, Arara por muitos olvidada que me faz ainda dizer para o meu próprio coração  que só falta você ser o meu  par com todo amor e paixão.

Araparu

Imagem
Poesia é Araparu para trazer inspirações  à tona como o boto  que seduz a Cunhã E pode ser tudo e nada e até de natureza vã e continuará sendo  o quê é sem ré (Araparu poesia é).

Arapari

Imagem
Cruzeiro do Sul, minha Arapari sobre a Pindorama, que me une a ti  e que te mantém  apegado a mim, E assim nos guardo de amor em mim.

Aracu

Imagem
Meus olhos indígenas  leem confiantes no céu  da Pindorama a Aracu,  a Monquentaua, a Pari, Consciente que tudo  de ti é empunhadura  da espada de Órion, E para nós quero um  bom futuro distante de tudo que impeça  de conviver em paz, A falta dela sempre  toda a diferença faz. (Razões para a paz criar  raízes sem aceitar distorções).

Palma Zunkha

Imagem
A Palma Zunkha que  com verdor esplende é a que constrói, cobre, enfeita, cura e alimenta. Bendita Palma Zunkha  que pela Bolívia faz tudo, E ainda nesta Pátria Grande  me empresta amor profundo. Um dia que só ao maior  amor poesias todos os dias carinhosamente dedicarei. Porque cedo ou tarde não  desistirei da paz e do amor  virem se tornar nesta vida lei.

Araucaria Araucana

Imagem
Sagrada Araucaria Araucana  que por Mapuches e Pehuenches têm os seus frutos celebrados, e possui corações apaixonados Admirada Araucaria Araucana  que de Alonso de Ercilla é musa  etenizada e por Neruda confirmada sagração da bela Pátria fundada Aprendi a coragem e o romance, lições do Chile como parte sublime da Pátria Grande que mantém firme A mente, a minh'alma e o peito  porque é aqui nesta América do Sul que tenho por meu o paraíso perfeito.

Anaantanha

Imagem
Encontrei a Anaantanha que estava desaparecida  para afastar os males  do corpo e da guerra, Talvez para pendurar  na entrada da aldeia  para afastar qualquer  mal que pode pairar sobre esta nossa terra, como ameraba que sou  ainda insisto ser poeta.

Anambucuru

Imagem
Anambucuru tem  muita experiência, Por isso escuto  com paciência, Ela zela como  pedra esta chuva  que vem do mar, E peço para ela  sempre me zelar.

Txunô

Imagem
Txunô cumpriu  a promessa  de levar o menino  pro céu, De Txunô tenho  um pouco  até mesmo de voo.

Angoia

Imagem
Sou Angoia  tocando Jongo, Não vou cair  no seu jogo.

Anguzada

Imagem
Angu com peixe  dá é Anguzada, Sei fazer muito  bem preparada.

Caruru da Bahia

Imagem
Caruru da Bahia, Anguite bem feito é poema e poesia  bem do meu jeito.

A Copihue

Imagem
Da inimizade entre as suas  duas tribos nasceu o amor entre  os príncipes Copih y Hues que  no Chile fez nascer a Copihue. Do amor com desfecho trágico a flor símbolo fez surgir em cada  coração a felicidade, a virtude,  a alegria, a amizade e a gratidão. De tudo só tiro a potente lição  de parte desta Pátria Grande  devemos sempre cultivar a união. Dias sombrios não fazem com que eu me perca da devoção  ter você com todo o amor e paixão.

Angoera

Imagem
Angoera canta e dança, é espírito de festa que dança com todos, E que canta junto  com o cantador para lembrar que  de Pirapó é morador.

Figa de Jacarandá

Imagem
Quem não se lembra  da época que era  normal ter uma Figa feita de Jacarandá  para o Mal espantar, Hoje quero mesmo é ter Jacarandás  plantados misturados com a cor dos seus olhos por onde eu passar, para sempre me inspirar, e quando vier a florada  poesia a gente espalhar.