Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2025

Umbu-cajá

Imagem
A Umbu-cajá bailando  nos braços tão amorosos  da envolvente ventania até parece que convida  para com ela também dançar; Vou buscar por frutas doces  como quem busca por beijos, Pensando mais de mil jeitos  de cativar o seu paladar para com sedução te alcançar. Colho o quê tenho que  colher com o maior carinho, deixo algumas com todo  o amor para os passarinhos, e a fé no coração eu ponho.  Caem as gotas de chuva e pelo mesmo caminho  volto com o anseio de ocupar   totalmente o seu fascínio e como a Umbu-cajá vou  deixar que venha me embalar. Carinhosamente não vou deixar  facilmente de ser o destino, porque sei que é recíproco, a hora certa irá acontecer  quando menos a gente esperar, como haverá de ser e assim será.

Virada dos instantes

Imagem
As roupas e as ideias no varal deixo por conta do Sol, da Lua, das estrelas e das tempestades, Esta alma fresca é mantida  por conta absoluta da poesia.  Tudo é cultivado no fino afã de nada deixar dever a alegria  autêntica de dar graças a vida até quando a danada desafia no festival da virada dos instantes.  O pleno caminho de ida e volta  o quê prende somente tem a ver  com a liberdade sem receio,  Acostume-se com este jeito de quem nasceu selvagem mesmo. 

Uxizeiro

Imagem
Relembro sob o Uxizeiro  que não é época de Uxi, Embalo um doce segredo que me apaixonei desde  o primeiro dia que te vi, E que não há um só dia  que não pense numa  maneira chegar até a ti, Obediente aos apelos  próprios do nosso tempo aguardo o melhor momento. 

Guyra Nhandú

Imagem
Sempre que a Guyra Nhandú bate as suas asas o frio  e a renovação se espalham  pela nossa América do Sul, enquanto flores desabrocham  com discrição por todo o lugar. É deste jeito que os corações  e a terra juntos se preparam  para a estação mais poética mesmo que a tal cinegética  insista em vir a nos assombrar. Assim haverá de ser sempre em cada um a Primavera  contra tudo o quê nos austera,  até mesmo quando por aqui não houver nenhuma atmosfera,  para nada quebre a fé no coração.

Exaltação ao Samba e ao Pagode

Imagem
Ninguém te explicou  a diferença entre  o Samba e o Pagode, O Pagode é a festa,  o grupo ou encontro, O Samba é para sempre o gênero musical, nascido raiz,  no terreiro, no meio do Jongo,  e na batucada em roda, O Samba fez  e tem a sua escola,  Depois o Pagode  acabou virando moda, e nasceu como um  outro gênero diferente, Antes e depois inventaram muitos outros jeitos do Samba  tocar a nossa gente. Dizem que quando uma coisa  pode dar certo feito a gente,  vai dar Samba certamente. Porque quando se ouve um  Samba não há quem não fique parado ou contente, mesmo o mais resistente, que não consegue dar o braço a torcer, Só sei que o Samba  já passou por tudo na vida e ninguém conseguiu até hoje o vencer.

Canafístulas

Imagem
O florescer das Canafístulas se aproxima para enfeitar  com cortesia e beleza o olhar, que nós podemos cultivar;  acompanhando as estações  onde quer que cada um esteja. Quem porta delicadeza  pode banquetear a todo  momento e em qualquer mesa.  Porque é algo que nenhum  tesouro pode comprar,  por ser um paraíso interno  que somente cada um  pode aprender a aprimorar para o primaveral esbanjar. É só o olhar que faz enxergar a perspectiva que o outro  traz o essencial para alinhar.  Não importa para onde for  e quem quer que você seja, saber o tempo de chegar,  sempre faz toda a diferença; se ocupando da direção  com amabilidade e paciência.

Giuseppe Cesare Battisti

Imagem
Dedicou a sua vida ao Irredentismo, para libertar a Itália não resgatada, Muitos não conhecem esta herança  indomável que carregam no destino, mas quem conhece sabe que faz  sempre toda a diferença no caminho.  Ele que lutou pela sua Pátria até o final, foi capturado no Monte Corno di Vallarsa, Nas mãos do Império foi executado, dele cada um ao seu modo leva  consigo a fibra e o brio apaixonado.   Sabe-se que, quando chegou o momento final,   o herói deu o seu forte brado anti-imperial [[- "Viva l'Italia!"]] que ecoa e traz a aurécia atemporal, fluindo além mar de um jeito sobrenatural. A Itália segue viva em nossas veias, no coração e na memória ítalo-brasileira, com o valente Giuseppe Cesare Battisti e seu legado de mártir e herói nacional, Em nome do nosso amor trentino ancestral  cultivamos esta história de maneira sem igual. 

Resedá-Brasileiro

Imagem
Crescendo com a beleza, o recato e o mistério  do florescer de Resedá-Brasileiro tenho construído um império  no teu coração silencioso. Com sedutora ambição  não há um dia que um território  que não tenho ganho, sem insistência, sem fazer força  e sem nenhum engano. Assim com doçura e florescer a atenção não tem se perdido, e sobre o quê virá tens percebido,  a minha poesia não tem um dia  que não passe sem a teres lido.  Como um quebra-cabeça tudo  tem se encaixado e por nós sentido, lado a lado para caminhar  nascemos para o mesmo destino  sob o desígnio do Hemisfério Austral.

Encontrará

Imagem
Entre os abraços de calma,  sua alma de remanso  encontrará descanso  na ternura do meu amor,  onde a paixão e a sedução  vivem uma doce amizade  sem qualquer discrição.

Arumbeva

Imagem
A vida tem espinhos  flores e frutos tal  qual a Arumbeva, Como todo o poeta  colho os frutos dos dias  com os pés na terra.

Pajurá Poético

Imagem
Trago e deixo o primaveral da minhas existência  no total florescer espiritual  do Pajurá poético   em cada um dos meus  Versos Intimistas  sobre os lindos olhos teus, Mesmo que me digam  que é clichê não existe  nada mais lindo do que perceber  que és o maior presente de Deus.

Mororó

Imagem
Tudo o quê é Vernal  floresce como tal  com o quê é próprio  e espiritual tal qual  o Mororó que  o meu Avô buscava  para fazer chá, E quando o tempo  chegava para as flores  celebrante acenava  pela estação que  acabava de chegar,  Assim com ele aprendi  a observar que existem  flores por todo o lugar, e quando não houver  sempre procurar buscar. 

Goiaba-serrana

Imagem
Trago a aura infante e amável  da colheita em plena Coxilha  da memorável Goiaba-serrana, da ainda menina esperança  e da poesia de Santa Catarina  escrita nas linhas da vida. Para que ninguém detenha  o pensamento, as sensações, o sentimento e as emoções, porque ninguém fará esquecer  o quanto me conheço bem.  Os laços que correm nas veias  trazem tudo aquilo que existe  seja na terra, nas águas e no ar, e em mim constrói sempre lar, não existe ninguém capaz por  nenhuma razão de me fazer olvidar.

Tempestade anunciada

Imagem
  Acho que não sou a única, não sou a primeira a sentir e por aqui nem serei a última  a buscar algo para distrair. Sei que a chuva é dádiva, mas sempre que alguma  tempestade é anunciada, Não nego que fico ansiosa  e sem conseguir dormir.  No Médio Vale do Itajaí tem  sido algo que assombra  de um jeito que perdi a conta; Mesmo que não cumpra  o anunciado a imaginação  por hábito constrói o cenário.

Jurubeba

Imagem
Tempo do dia mais próximo  de ser por nós comparado  com um espinho incômodo está aí na pele impactado.  Antes parecesse de fato com Jurubeba encontrada  em plena Mata Atlântica, para fazer a gente curada. Alguns não têm buscado ter  compreensão aprofundada e mantém a opinião formada, trago o olhar de plateia calada. Navegando para bem longe  onde observar crescente pede em nome do que é imperativo  sobre brasas e cacos de vidro.

O Farroupilha

Imagem
  As veias de um farroupilha  carregam a herança indígena Guarani, Kaingang ou Charrua, É por isso que ninguém domina  e a liberdade sempre o fascina. Levando a fé, a música, a poesia  e o gigante orgulho do ancestral  sabor pelas estradas da vida, O farroupilha não teme a ventania  porque tem a sua alma instruída,  e pode vir a passar o quê for: porque nada nem ninguém diminui pelo Rio Grande do Sul o seu amor.

Profugato

Imagem
  Uma história esquecida, que para alguns sequer  foi contada com exatidão,  Um história de fazer  doer qualquer bom coração.  Não tenho dúvida que  eles eram diversos, e a maioria era italiana: todos com o signo  de uma fé oceânica  que cruzaram o Atlântico  trazendo o signo da bravura para este brasileiro destino. Muitos foram deportados  à força para outros países, outros viveram como estrangeiros  dentro do seu próprio país,  Alguns conseguiram fugir do Império Austro-Húngaro  que insistia com o quê existia  de pior a lealdade à Itália perseguir. (Este poema dedico em especial aos trentinos que imigraram para o nosso país e como parte da memória pelos "150 anos da Imigração Italiana no Brasil).

Ameixa-da-mata

Imagem
A lembrança não passa  do teu aroma inebriante  de Ameixa-da-mata, Alucinante quando surge o coração selvagem: A tua existência não é, e nem será miragem. 

Cambucá

Imagem
A tua boca linda é Cambucazeiro, Cada beijo teu  é Cambucá perfeito, Manjar verdadeiro  até para com a alma beijar.

Tarumã-bori

Imagem
O olhar, a palavra, o tom  e até mesmo a respiração  do desdém eu conheço, Mas por sobrevivência  escolhi fingir que não vejo, porque nada irá fazer  esquecer do que mereço.  No meu peito plantei  um paraíso edênico que em setembro  colho até Tarumã-bori,  Daquilo o quê observo de uns não carrego.  O melhor comigo levo, o quê quero e não quero, sem deixar nada para trás, o importante é caminhar  com o melhor e em paz. 

Cambuci

Imagem
Se for doce e amarga  ao mesmo tempo, Sem cara amarrada, sem tirar nem pôr, que seja como Cambuci, E sem nenhuma pressa  para ser feliz à beça. 

Guabirobas

Imagem
Colher a paciência  como quem na mata fechada se embrenha em busca de encontrar  doces guabirobas com  satisfação para saborear, O quê vem mais adiante  somente a Deus pertence, O importante é sempre  seguir em frente e não parar.

Fogo Cruzado

Imagem
A desumanização de um  povo até a total destruição,  nunca foi uma construção do dia para noite  em nenhum lugar do mundo, O ardil da insistência  cansa e cala parar criar  a perigosa habituação, e até mesmo a conformação.  Tu és feito de realidade, não autorize que criem um diferente cenário,  Quero que seja você o soldado  solitário armado com a palavra e a pacificação no fogo cruzado  das trincheiras da comunicação, para não se render a silenciação.   A gravidade tem mostrado  que não precisa de prova do que tem sido reverberado, e que em nenhuma hipótese  será regra permanecer calado; Porque sempre a cada nova  guerra pelo mundo afora  a cautela tem convocado.  Zelar pela reputação coletiva significa zelar pela sua reputação, diante desta época de abdicação voluntária da inteligência natural; Dependendo do assunto, não acredite que ignorar basta,  para deixar cair no esquecimento, é permitir agir li...

Uvaias

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Olhos atentos sempre  em todos àqueles que  usam do mal inato alheio   para instrumentalizar  os seus planos de poder; Enquanto isso existir  e alguém se render, o preço que o dinheiro  não compra será caro,  e nada na vida dará certo.  Retroalimentar ativamente  fórmulas requentadas, típicas de quem não  tem nenhum repertório, não agrega porque é seguir  quem carece de amor à terra,  e os que acolhem a ideia.  Gente assim sempre passa, e no final é a gente que sempre que aqui fica, Por isso não compensa  se viciar em cultivar  uma convivência tensa.  Não autorize que este  influências assim alcancem e nem te desestabilizem, construa secretamente a sua realidade paralela, plante o seu pomar poético   e a sua fortaleza interna.   Em tempo de uvaias,  colher frutos doces, é de sobrevivência  não autorizar tudo àquilo  que nos irrequieta: é o ...

Escandalizar

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Quem escreve poesia nasceu  com a alma pronta para ser  escândalo, para escandalizar-se e sem dó de escandalizar, Não faz muito tempo teve um ser  que para causar constrangimento, e acabou virando divertimento   porque comparou a minha poesia  com carta de mulher de preso  na pueril tentativa   de me deixar envergonhada, Na verdade, sem saber,  me fez sentir muito honrada; porque o amor é livre, e quem zombou é um grande nada.

Guabiju

Imagem
Os teus olhos  feitos de Sul, par de Guabiju, A delícia da vida, a genuína poesia criada sob medida.

Murici-amarelo

Imagem
Murici-amarelo colhidos para adoçar os lábios  e os nossos caminhos.

Murici-vermelho

Imagem
  Murici-vermelho encontrado farei um delicioso doce  para agradar o namorado, E quem sabe fazer dele ainda muito mais apaixonado.  

Murici-da-chapada

Imagem
  Lembrar do Murici-da-chapada, da infância esquecida e de tudo  que sempre fez bem na vida,  é poesia para se manter viva. 

Murici-da-mata

Imagem
Floresceu o Murici-da-mata, e logo que vi fiquei inspirada, Mania poética de me deixar  levar e manter sempre encantada.

Murici-do-campo

Imagem
Nasce o Sol sobre  o Murici-do-campo,  não é segredo  que te amo tanto. 

Murici-pitanga

Imagem
Colher do Murici-pitanga  frutos para alegrar, Colher de ti sorrisos  para o coração devotar.

Murici-da-praia

Imagem
Quem pede para que  você saia de si por  ele ou por outrem, Jamais faria o mesmo  por você ou por alguém, É um tipo que não  que ver o seu bem, Prefira tomar posse do seu próprio destino, Que nada distraia  o teu viver bem  para quem sabe vires  ter a provar um  Murici-da-praia pelo caminho, tu nasceste todo feito de infinito.

Murici

Imagem
Teus lábios  feitos de Murici, Teu beijo é sonho  tão profundo, A minha intenção  é puro suco  do que ainda não vivi.

Onça-Pintada

Imagem
Nem sempre máximas  ou as roupas alheias  se encaixam nas vidas  de uns e dos outros, Às vezes é mais sábio  calar do que pegar  qualquer assunto para engajar, para não se arriscar. Para quem sabe muito bem ler, tem excelência e a consciência de que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não quero nenhuma circunstância  que não seja a minha, nasci como uma Onça-Pintada  que enxerga no escuro, e sabe confundir no meio da mata; para nunca o seu território entregar.

Vassourões

Imagem
Gemas floríferas dos Vassourões  coloridos que constroem, curam, alimentam animais, fazem papel, colaboram para que tenhamos mel, desabrochando na dança no tempo;  continua intacta a inspiração  que é bicho selvagem e indomável,  que não se permite o sufocamento, setembro se pega nas unhas e o restante irá embora com o vento. Não há nada e nem ninguém  que seja capaz de fazer esquecer  quem eu sou e quem tu és, e da importância de conviver;  somente as nossas mãos  nasceram capazes de escrever. O quê realmente desejo da vida  é que ninguém no nosso destino  de nenhuma maneira seja bem  sucedido em fazer não crer  mais que temos o próprio poder. O quê está em nós e debaixo dos pés deve ser eterno porque é superno, e permitir que nos vençam é desatino; porque glórias alheias não podem custar o quê por nós foi construído.

Caá-aboicininga

Imagem
A cobra do mato  também salva, A cobra que mata  veste saias, E para a segunda  dou Caá-aboicininga em forma de poesia que em setembro efloresce aos cachos.  Fetichizar cafajestes  coloca todas em perigo, as que estão aí  e as que estão vindo; Precisamos dos papéis  muito bem aclarados  de ambos os lados;  Porque precisamos  de corações afetivamente  na vida melhor orientados. Mulheres que se prezem não fetichizam cafajestes, Uma mulher genuína  sabe que precisa na vida  de um homem bom, porque ser bom é ser corajoso; E um homem bom é um  homem verdadeiramente poderoso. 

25/12

Imagem
 Arte de Rosana Schmitt  Seja a paz  que tanta falta  ao mundo faz.

25/11

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  És o melhor, busque o maior para ser maior e melhor.

25/10

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Se te deixaram só, você não está só, é porque não és só.

Os uiraçus

Imagem
Sobrevoa elegante  o nosso solo brasileiro  o Uiraçu-verdadeiro, protegendo secretamente  a sagrada floresta; Não menos precioso só não tão presente  no nosso território  segue o Uiraçu-falso igualmente o seu destino  cumprindo o desígnio de guardar o seu ninho; Lições observadas  de harmonioso convívio  que ainda podem ser  aprendidas com incentivo.

Independência do Brasil

Imagem
Saber que em setembro  floresce o Pau-brasil  que é a Árvore Nacional  é lembrar que tenho raízes, e em mim está a Independência. Saber que em setembro floresce o Ipê-amarelo  que porta a Flor Nacional  e em mim está a Independência. Saber que em setembro o Sabiá-laranjeira se multiplica é que é a nossa Ave Nacional e em mim está a Independência. Saber que não foi somente  em setembro e que a Independência  nasceu com os pés descalços, e não no fio de uma única espada e coroa, em mim está viva a Pindorama  na alma, no corpo e na memória.  Saber que para existir de forma longeva ter Independência é viver com diligência,  em relação a sua própria existência, e não buscar nenhuma interveniência.

Oitis

Imagem
Trazer o diferente, nutrir o sentimento  inesquecível entre a gente, Deixar que floresça  com os oitis setembrinos  para que os frutos doces  do amor sejam colhidos.

O Jacarandá de Minas

Imagem
Noite romântica e invernal neste Pátria Austral  sob o Jacarandá de Minas, Trago aos teus pés  os meus Versos Intimistas  e o meu sublime amor, E você me devolve com todo o seu ardor. 

Os Jacarandás de Minas

Imagem
Bailam os Jacarandás de Minas nesta estrada percorrida, Madrugada de neblina desafiando a nossa vista, O seu sorriso inspira  os meus Versos Intimistas.

Aracurí

Imagem
Chegar do nada e tornar  para o teu coração  mais do que admirada, Aquela perene paixão que te mantém vivo, Como o Aracurí florido  e inaugural em setembro  para a abelha fazer mel, Colocar-te em flutuação  e tocar contigo o céu: a promessa cumprida  e convicta à primeira vista.

Companhia do Jacarandá de Minas

Imagem
Coberta pela aurora vespertina na amável companhia  do Jacarandá de Minas pego emprestada a inspiração  e a beleza para escrever os meus Versos Intimistas para quem sabe fazer  parte da história da sua vida. 

Jacarandás de Minas

Imagem
Dançam as eflorescências  dos Jacarandás de Minas com os véus lilases na estrada  dos meus Versos Intimistas, Se ergue sobre nós dois  a colorida aurora matutina, é o anúncio do amor  chegando para nos dar vida.

Jacarandá de Minas

Imagem
Trazer o momento  mais marcante e infância  à tona para su'alma, Com os pés descalços, sem temer percalços  e com as mãos dadas  sob o céu de setembro  enquanto o Jacarandá de Minas enfeita os nossos cabelos, os mútuos enleios  e a primavera dos desejos.

Indaiuçu

Imagem
Ninguém precisa  vencer uma discussão, Um exemplo é deixar  os frutos da Indaiuçu  como são e do jeito que estão  para não se envenenar, Diferente da discussão, dela ainda podemos  aproveitar a beleza  da sombra e da delicada floração, E quando chegar o momento  obter madeira para a construção o quê permitir a sua imaginação; e deixar os frutos para  as aves obterem alimentação. Se tempo a tempo for dado, mesmo que nada for usado, diferente de uma discussão, com uma Indaiuçu ainda  se pode aprender alguma lição.  (Palavra à mente e ao coração).