Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2026

Ingaó

Imagem
Desabrochar silenciosa como a floração ebúrnea do Ingaó no seu coração, Sem jogos o desejo revelar e a sedução - para a fortuna da rendição. Adorar-te e saciar a sede no cálice melífero de beijos, nascido para o encaixe  mais do que perfeito,  para o amor de perdição embalado na flutuação.  Se disser sim, é óbvio  que jamais direi não...

Chuchuhuasi

Imagem
O ancestral nos põe  na rota do encontro, do vezo e do enleio, Reunindo passos  plenos no caminho  místico e inteiro. Deixa-me incendiar  o sangue e os poros  com um bom cálice  de Chuchuhuasi, para brindar o ápice. Para que enlaçados, rendidos e inescapáveis, nem as forças da Natureza  nos pônham desatados.

Maitén

Imagem
No Hemisfério Austral, deixar que as fases  do tempo encantem, Fazer a colheita  da beleza no Maitén, Beijar e ser beijada por tudo o que mantém  o coração batendo, os olhos brilhantes  e a alma em elevação  para sereno e o sublime, Para do amor não haver  nenhuma distração - e nos reunir em gamação.

Coihue

Imagem
Nadando em límpidas águas rasas  tal como Cisne-de-pescoço-preto,  O olhar tem a altura de um Coihue, e no coração guardo-te o segredo de amar sem nome, sem rosto e que sequer tenho o endereço. Sei que de tudo o que mereço, mas afinidade e tanta que de ti  nem que eu queira me esqueço, Essa é a razão que insisto por  ânsia de amor e pleno desejo. (Sei que não tem um só dia  que não me namore em silêncio).

Cisne-de-pescoço-preto

Imagem
No nosso estuário onírico  do diviníssimo e sutil enleio, És tu o meu amado pleno  da profunda América do Sul. És o Cisne-de-pescoço-preto e portador do meu anseio de ter o seu amor ainda  que embalado em segredo. Com o teu cortejo discreto  finjo que não percebo que está me derretendo. A minha parte é deixar que se encarregue da tua, para que o amor se cumpra.

Manduirana

Imagem
Ostento no coração igual  a florada Manduirana  reverente sob o céu austral que o olhos encanta. Nascendo sob a guarda  da Mata Atlântica, do Cerrado, e até mesmo da Caatinga, porque tudo aqui é poesia. Habitante do pensamento  é o suficiente para tornar-me o teu favorito sentimento. O tempo que para uns dilui usualmente o charme, traz aliança e estabelecimento.

Cavalo-lavradeiro

Imagem
Alma indomável de Cavalo-lavradeiro livre, leve solta no seu próprio tempo de ser menos urgente e mais presente, Sentindo o perfume da liberdade  ao encontrar a sua própria verdade. Permitido reger-se pela Via Láctea  sem perder o prumo e o rumo, E pacto pleno com o imediato  em nome só do que faz sentido afastada daquilo que é vazio. Não se permite deixar dominar, e também dominar porque sabe  os caminhos permitidos que permite galopar até o seu igual encontrar, e o seu próprio mundo entregar.

Cipreste-patagônico

Imagem
O aroma do Cipreste-patagônico  continua intacto na memória, eis-me como teu observatório  principal, terreno e astronômico - presente em todos os cenários  preservada no íntimo caleidoscópio. Não estou ao alcance das mãos, mas o suficientemente enraizada  nos teus sentidos e vãos afetivos - não há mais como ser arrancada, pelo fato de reinar nos teus territórios. Os teus impulsos e silêncios  todos de banquete têm servido,  por me colocarem no mesmo  passo na dança do mesmo destino.

Quaresmeira

Imagem
Deste Hemisfério Celestial Sul  o sentimento de pertença  inabalável sempre orienta, Nas suas auroras é indelével, o inoxidável substantivo feminino  e a leveza de ser poetisa, onde não permite fantasia. O meu juízo é o que me guarda antes do tempo desabrochar  da Quaresmeira desta terra,  A minha vocação navega  entre o recolhimento e festa, E sem nenhuma hesitação  no mesmo lugar se desterra. O meu mundo jamais haverá  de se tornar pequeno, encaixes não me encaixam, Entregar poemas austrais  mesmo que não devolvam, faz parte da caminhada em tempos que atordoam. Porque o brilho e a magia  são revisitadas por mim, A chave do que guardo não  entrego para nenhum fim, É sobre altivez e continuidade  de tudo aquilo que eleva   o corolário do que é liberdade.

Não acredito em acidente

Imagem
Tenho morada garantida  no teu pensamento, As tuas linguagens secretas  do amor e das flores, confirmam o sentimento: Que sou a que liga  o céu e a terra em mim  baixo o Hemisfério Austral. Não acredito em acidente, é tudo muito coincidente. Ñuble, Biobío, a Patagonia  dos dois lados me doem, Tudo na minha terra me dói  e Tariquía me preocupa, E em ti sei que também  dói de maneira absoluta, muito próximo de tortura.  Não acredito em acidente, tem muita gente conivente.  Querem transformar a vida  continente totalmente numa  vida distópica e absurda, E ficam testando a paciência  para uns como ciência oculta, e plantam a coletiva dúvida.  (Da nossa parte para eles não  existe perdão, esquecimento, e tampouco nenhuma desculpa).

Florada da Caroba branca

Imagem
Sob a fé como escudo austral e a florada da Caroba branca, Não desisti de ensinar a olhar  para o céu a qualquer hora, Pois a tranquilidade de outrora faz muito tempo que escorreu  entre os meus e o seus dedos, sei quem desejam que colapsemos, -- e nem amanhã acordemos. Promessas e superioridade  alheia não salvam ninguém, Não cultive o amor ao nosso chão só quando convém, Porque eles só fazem algo somente vendo a quem, Alguns precisam entender  que eles ignoram o nosso bem. A asfixia da cápsula do tempo  se repete implacavelmente, estamos no revival do século XIX por quem prega que pertence o Hemisfério Ocidental, sem pudor de repetir a fórmula  atroz em Fort Snelling, não sei o que se passa com  os três presos da Oglala Sioux. Mesmo que tentem apagar  a graça de olhar a Via Láctea, nada me impede de ler a progressão que me leva  do visível ao invisível,  e do tátil ao espiritual - enleva, o amor divinal que pode ser  dito em letra...

Espírito de Paineira-rosa

Imagem
O espírito de Paineira-rosa ainda se conserva nesta terra que só pode contar  com os próprios olhos  para o nosso céu vigiar. O desamparo austral é  um fato que ninguém mais pode fingir que não há, Não é de hoje que tem  gente fingindo que não  tem sido da própria conta, este mal de ponta a ponta. Aperte forte a minha mão, que aos poucos vou te contar sobre estes tempos que são  próprios para moldar o ter e o ser, para ninguém -- nos derrubar. Se o apelo é erótico sob a luz  do dia, das auroras e da noite, digo as respostas conhecidas, Porque em aspectos internos, temos muitas coisas parecidas. Somos feitos de terra, água e ar, e o poder de fogo para o jogo, é preciso por contar conosco  mesmos para unidos forjar, para do que distrai nos preservar; A glória inextricável pertence somente a quem busca se alinhar.

Cordão do Galo

Imagem
Fui para Marajó logo ali na Cachoeira do Arari, O Cordão do Galo junto com as crianças passaram dançando e cantando, Surpreendente você chegou  envolvendo e encantando, Foi daí que me dei conta  que encontrei o Sol de amor, que perdidamente me apaixonei o meu melhor entreguei, e é com contigo que eu estou, e de ti não mais regressarei.

Pau ferro

Imagem
Se o teu coração há tempos  entrou no modo concreto, sou como Pau ferro - não temo, Na muralha escrevo poesia,  e por nenhum segundo tremo. Sei o que o meu amor é capaz  de fazer inteiro por dentro, no momento que beijo os olhos, E ensino a olhar para o céu neste tempo que furta sonhos.  Se não está preparado para ouvir, e tampouco para sentir - irei seduzir, e colocarei no ponto para sentir, onde os meridianos estão a nos unir.  Ainda que você esteja desatento, estarei entrando nos teus poros  com o meu manso e ribeiro cortejo, e se renderá com fina gala e festejo.

Muricizeiro

Imagem
Tão cedo voltaremos a ver luz solar, só sei que a noite será longa, e o Deus da Guerra acordou, para dançar pelos hemisférios da Terra,  que até o Muricizeiro balançou; Não sabemos a que horas tudo terminará  - ou se algum dia realmente terminará. Agora, vem prá perto, me deixa ensinar como se observa o céu a qualquer hora, Não estamos em tempos de nos descuidar, o desamparo que nos encontramos  só podemos contar é com o nosso olhar. Não nego que o coração permanece  apaixonado mesmo depois deste tempo todo, ansioso e obcecado para te pertencer, para que leve sensualmente em sua mente, e igualmente encantado no seu coração;  sou seu destino que não pode ser esquecido,  você virá em breve para caminharmos lado a lado.

Paratudo

Imagem
Assim que as Paratudo florescerem, desejo que me mostre os seus olhos, que eu te ensinarei olhar para o céu  em tempos de desamparo continental, e não é somente um recado sentimental. Confio em tudo aquilo que percebo, prevejo e sinto que está no peito teu, e todos os dias fascinantemente  têm se transferido convicto pro meu. Não importa o giro do nosso mundo, devocionalmente pertenço ao que é  mais profundo e você pertence ao meu. A tua vulnerabilidade e a tua resistência  me pertencem - plenas nesta trincheira.

Uruvalheira

Imagem
Não perder a delicadeza  de janeiro a janeiro, Parar, respirar e apreciar  para ver Uruvalheira em flor, Cultivar o bom hábito  de falar de amor -  para manter vivo o melhor  dentro de si mesmo, para que não te tornes pavimento para o tormento.  

Condor que voa solitário

Imagem
Algo de mim é feito do mar  que não foi devolvido, De tudo um pouco que neste  Sul do meu Sul foi mexido; Patagônia agoniza já algum tempo porque nenhum  terrorista até hoje não foi preso. No meu destino levo o signo  do Condor que voa solitário  porque não encontrou o par, para ser o perene amor, Condor só voa com Condor. Beijo com zelo o seu olho  esquerdo, a sua testa e o olho direito, E você retribui com seus lábios,  convidativos a beijá-lo com tudo do nadir ao zênite como  ainda combinamos por telepatia da cabeça aos pés com erotismo  efusivo, profundo e intrusivo, Fazendo vibrar todos os seus hemisférios,  para a partir deles estabelecer perenes  a paixão e todo o amor sem mistérios.

Sem mistérios

Imagem
Beijo com zelo o seu olho esquerdo,  a sua testa e o seu olho direito, E você retribui com seus lábios,  convidativos a beijá-lo com tudo do nadir ao ao zênite, da cabeça aos pés,  com um erotismo efusivo e profundo,  fazendo vibrar em todos os seus hemisférios,  para a partir deles estabelecer perenes  a paixão e todo o amor sem mistérios.

Condor só voa com Condor

Imagem
Algo de mim é feito  do mar que não foi devolvido, Levo no meu destino, o signo de Condor que voa  porque não encontrou o par, para ser o perene amor, Condor só voa com Condor.

Angico jacare

Imagem
Tudo em nós é janeiro para colocar do jeito que a gente ama e quer, Não vejo a hora de te ver, aqui em Santa Catarina  O Angico jacaré está  em florescimento, O meu coração derretido  forte está batendo, Querendo viver de amor  o tempo todo com você. 

III de janeiro

Imagem
A caneta sutil em punho que  ergo tem a tinta da pacificação que sempre carrego apontada contra o Deus da Guerra na Terra, O destino deste Hemisfério  nos pertence, e não ao Império. O coração batendo descompassado a mente segue rodopiando  por causa do destrutivo 3 janeiro, Quero ter fé de que tudo termine neste mês mesmo e seja passageiro. Orquídeas espirituais elevo aos filhos  de Bolívar que foram tombados, todos os dias recordo dois deles pelas patas da águia arrancados, e pelos seus seguem lamentados. Deixo a minh'alma de rosa branca   de José Martí como oferenda floral para os filhos dele que pela morte  foram também brutalmente tombados, tudo isso poderia não ter acontecido,  se os males tivessem sido evitados.

Jatobá

Imagem
Raízes fincadas tais  como as do Jatobá  que plenamente florido reverencia janeiro, Mesmo com o meu jeito rebelde e imperfeito, Os meus olhos são teus, os da alma e do peito, com tudo o que posso  tatear e ainda não posso, Porém, admito que não  estou livre de perscrutar. De forma crescente tem entranhável envolvido, Com a sua canção de amor ainda não resolvido, e bem claro que nos destina. Percebo o que se está  acontecendo comigo, é porque também está  acontecido igual contigo. Com vieses e sentidos  sussurrantes nos ouvidos, sinais de tudo o que se passa, é ardente, sublime e querido, e nos é sedutor e explosivo.

Feijoas

Imagem
Que tentem ofuscar a visão  do Hemisfério Celestial Sul  com nuvens pesadas -  não preciso nada que não  seja as noites estreladas iluminadas pelos teus  olhos lindos e cansados. Com o melhor de ti que  está sendo preparado - para o coração derretido com o teu amor melado; e retribuir com o que há  de tangencial apaixonado, para amplexos refundados fazerem de nós namorados. Na corda harpejante do Sul  do coração o desejo manter de colher na tua companhia, quando o tempo certo vier - de celebrar feijoas maduras,  com a paz agradável viver, na sua hora e doce jeito  determinado para tomar-me por tua absoluta mulher.

Urucuzeiro

Imagem
O teu charme misterioso  percebo espargido no ar, não somente em janeiro  florescendo no Urucuzeiro. O desejo de dançar contigo o Cavalo-Marinho nesta terra, eu hei de algum dia realizar - e falta pouco para começar. Não tem como negar que  somos incenso, mirra e ouro e o que alimentamos o sonho.  A benção na Festa de Reis sei que virá muito além -  porque nascemos para amar.

Pequiá

Imagem
Janeiro floresce nos cachos  do Pequiá em flor do jeito  que sedutoramente te levo, No teu peito coração tenho lugar certo como o seu amor. O mútuo fascínio indomável  tem sido crescente e diário, Não há mais ser engolido, sou o teu adorável instinto. A cada dia um novo passo  na minha direção o seu caminho romântico sendo definido, Nasci para ser o sentido  sublime e infinito de ter nascido.

Do início ao fim sou brasileira

Imagem
Ninguém precisa me dizer  que é preciso se desenvolver para conquistar e crescer, Não tenho duas caras, não vou esconder que  o ceticismo montou um  triplex na minha cabeça, E tudo o que exponho  pode ser conversado entre nós, e está tudo bem desde que nos respeitemos sem nós. Do início ao fim sou brasileira, sul-americana dos pés a cabeça, aconteça o que aconteça, e não há quem me convença  ser diferente nem nascendo de novo, Sempre voltarei para incomodar quantas vezes for necessário, na eternidade a poesia já garantiu  o meu lugar_não se esqueça!  Sou o que sou com os olhos no Deus da Guerra dançando o seu baile na Venezuela, na Patagônia Argentina, na Bolívia em protesto  e na foz do Rio Amazonas; E em tudo aquilo que muitos  ainda não aprenderam a valorizar, e o destino voltará para cobrar.

Tucaneiro do achado

Imagem
  Por sina ou ora por escolha  do alto tornei-me observadora  da cena, do giro do mundo, daquilo que é raso e profundo. Nenhum casal briga ou se separa  por culpa deles mesmos, E sim por causa de terceiros  que entraram sem ser convidados, e plantaram a semente da discórdia, por qualquer razão ou por simples sadismo, ego ou diversão própria. A lógica da guerra não é diferente, sempre que ela chega a estratégia  é quebrar você primeiro por dentro, arruinar psicologicamente povos, para fragmentar, dominar e matar. Para que isso não aconteça, é preciso grandeza para discernir o que se deve proteger  em nome de tudo aquilo  que realmente te faz pleno que é a sua origem ou o seu enraizamento.  O imperativo sempre é manter  tudo o que foi conquistado, resgatar o sossego genuíno,  e preservar o que não pode  nunca ser por nada substituído. Por isso quando tudo pesar, procure algo que gosta para se entreter ou saia para respirar. É jan...

Murtilla

Imagem
Onde a luz não penetra encontrar a sua fome  como Murtilla sem pressa no extremo Sul romântico  com delícia total atrevida inteiramente se devora de aurora em aurora.

Frutilla de Magallanes

Imagem
Com ou sem inversão  somos zênite e nadir, sem nenhum recato com Frutilla de Magallanes em troca de lábios totais, sem desejo de reversão, razão, entrega e coração.

Divino cerco

Imagem
Presa pela razão  da competência  do divino cerco teu, Pelo coração não  és diferente do cerco meu onde silente - sem reversão se rende, e assim me pertence.

Maqui

Imagem
Próxima dos teus lindos lábios  desfrutar do estouro do Maqui, Desacatar com sensual gosto e roubar-te o teu beijo saboroso, Celebrar cada vezo divino - teu, e ser grata que elegeste ser meu  paraíso que Deus criou e me deu.

Tiração de Reis

Imagem
Vou dançar no cortejo  da Tiração de Reis, Só para te encantar, sei que nós formamos  um belíssimo par, Quando eu estiver  com Melchior, Gaspar  e Baltazar vou pedir  incenso, ouro e mirra, para a gente se casar, No final as correntes  farão nos encontrar como o rio encontra o mar.

Caravana de Reis

Imagem
O Angico jacaré floresceu, a Caravana de Reis  pela rua desceu, Você é o meu presente  que pedi ao Bom Deus.

Companhia de Reis

Imagem
É janeiro de Murici-da-praia  florido e de esperar o dia  da Companhia de Reis  passar pelo nosso caminho, E de quem sabe o amor  chegar de vez no nosso destino.

Lua Quarto Crescente

Imagem
A Lua Quarto Crescente  do Dia dos Reis Magos ilumina a Cidade de Rodeio, o Médio Vale do Itajaí e os nossos corações, O ideal de paz mora  nas nossas emoções  do amanhecer até anoitecer, Aqui celebramos os Reis  e o nosso apreço por bem viver.

Canto de Reis

Imagem
O Canto de Reis envolvente  me leva a encontrar os teus  maravilhosos olhos felizes, Debaixo do Angico-branco  no levando pelo ritmo hipnótico, Proclamei-te como o meu sublime amado erótico, Assim eternizei na mais  alta tradição poética da terra, Para que fique bem claro que o amor não permite guerra, e renova os votos de paz  por ter encontrado o que terna.

Reisada

Imagem
A Reisada canta e dança  que chegar a balançar o Faveiro  que parece até ventania, A tua alegria me envolve  com paz, amor e alegria, Da vida não quero outra coisa a não ser a sua companhia.

Reisado

Imagem
Está vendo, meu amor?  Tem florada de Goiaba azeda em tempos de calor. Está ouvindo, meu amor? A canção do Reisado  pela voz do cantador.  Está sentindo, meu amor?  E o meu querer querendo porque é você quem faz o meu coração continuar batendo.

Quatro Hemisférios

Imagem
Não há um único dia que cada passo meu não capture o seu ar, Na tua respiração e pulsação - elegeste o meu perpétuo lugar. O amor entre o zênite, o nadir,  o horizonte e a esfera celeste, Sou o que vive a sentir e fruir- falta coragem para prosseguir. Em todos os quatro hemisférios  que sustentam os mistérios - sou alta existência resguardada. Não há um só instante que não  renda devoção a cada nova virada  da estação de maneira apaixonada.

Hemisférios

Imagem
Trago os Hemisférios  Sul e Norte nas origens, Onde a Lua alcança o zênite e onde nunca  haverá de alcançar, O meu coração é onde  a paz sempre haverá  de florescer não importa o lugar  quanto tempo irá levar, só sei que nunca irá parar por onde eleger caminhar.

Terno de Reis

Imagem
Do batuque do Terno de Reis  da Praça da Ponte -  Não apagou da memória, nas minhas veias correm o mesmo sangue do Pau-Brasil, e de mim não há quem  apague a minha história, Ao meu povo pertence  a condução do destino e a glória.

Folia de Reis

Imagem
Deixei a Folia de Reis  entrar e me levar, Enquanto imaginava  um esplendor de flores  de Babosa branca  para os cabelos enfeitar, Tudo tem me dito que sou o teu lar - o tempo irá mostrar. 

Filho do Gavião-real

Imagem
Não quero que concorde  comigo sem antes aprender  a pensar por si próprio, sem antes de saber quem  é a Aguia-careca, o Quetzal e o Condor, sem antes de você saber  que você é filho do Gavião-real, sem antes de você saber  quais são os territórios ultramarinos  no Hemisfério Ocidental, sem antes de saber qual é  o cerne da Doutrina Monroe, sem antes de saber quem  mais rasgou o Direito Internacional, sem antes de relembrar  que avisei que o Deus da Guerra  poderia dançar dentro da América do Sul, sem antes de saber que a situação  é fluída e pode vir se espalhar,  sem antes de relembrar, que não era preciso esperar  uma guerra para aprender a amar de verdade a nossa terra, não antes de saber que não  sou grande coisa na vida - apenas poeta.

Cantar os Reis

Imagem
A ventania traz o tempo  para dançar com a gente, Fazendo o Araçá-grande gentilmente balançar as flores a desabrochar.  Ouço Cantar os Reis  vindo se aproximar, Queiram ou não, vamos todos sorrir, se divertir e a paz total  haverá de prosperar. Os Reis Magos  irão nos abençoar sob a luz da querida Estrela de Belém  que irá nos iluminar.

Cantar as Janeiras

Imagem
Abrir as portas das casa dos nossos corações,  Cantar as Janeiras ao redor  do Araribá em flor, Pedir aos três Reis Magos, muita paz, fé e amor, para a nossa gente brasileira, e sul-americana, Para realizar tudo o que cada  um sonhe e aconteça, e tudo o quê a gente plantar na vida sempre floresça.

Minh'alma namora

Imagem
O brilho da alvorada da grã intenção, a incipiente e convicta reafirmação, continua sibilante crescentemente.  Com o culto à extrapolação porque  a tua sagacidade captura o ar, e faz o meu coração por ti disparar.  Pelas tuas camadas de velatura  não canso por todas me fascinar, no teu coração tenho o real lugar. O visceral colado ao tangencial, entre o viciante e o alucinante, continua vivo o que é de romance. Ainda que silenciosos e austrais  celestiais os teus lábios amorosos  adoçam os meus como Tarumã. Perscrutar o conjunto da obra  por anos de ti me fizeram doutora,  minha vida, que minh'alma namora.

Do céu da minha Pátria Grande

Imagem
No céu da América do Sul  sem temer a garra da águia, o voo total é o do Condor  sob a Via Láctea e ao redor da íntima Lua Cheia do céu  da minha Pátria Grande, E da minha fortuna poética  que é o nosso romance. 

Lua Cheia de Ano Novo

Imagem
Lua Cheia de Ano Novo  que gentil se aproxima da Cidade de Rodeio, pacificando com jeito e poesia por inteiro. Encantando com alvor o Médio Vale do Itajaí  com todo o esplendor, iluminando o amor que rendemos o andor. Com o seu encanto  privilegiado nos põe  confiados nos braços  carinhosos e amorosos, de querer o alvorecer.  (Não nego nem para ela que não parei de te querer).

Açaí da Palmeira Juçara

Imagem
O entranhável que habita  no final é o que enraíza, E não aquilo que se aprecia  por vir do mundo exterior. É a boa colheita do açaí  da Palmeira Juçara, a ingênua herança latina  que nasceu disputada - mesmo sem ser notar.  O lume emanado do amor, os vezos em chamas - de entrega e romance, a querença além do instante. A lírica trovadoresca e a corte, o Sul do meu Sul até o Norte, Ter nascido aqui e descobrir-te: é nascer com muita sorte, e por nós inteira nos dedicar. Está para nascer a batalha cultural  que desconstrua e vença, Só de receber o seu sorriso é  o meu melhor Poemário Nacional. Não há quem convença e prenda, te querer sempre mais só aumenta  a pertença mesmo que alguns digam  que querer viver assim é só lenda.