Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2023

O meu Gaúcho vem

Imagem
O meu Gaúcho vem  com a sua Pilcha, com aroma campeiro, com o seu lenço vermelho  e completamente faceiro. O meu Gaúcho vem com seu lábios suaves perfumados com mate, e sua gostosa ansiedade para ser meu de verdade.  O meu Gaúcho vem  com o seu chapéu com barbicacho ou sem, e cheio de amor  para ser o meu bem.  O meu Gaúcho vem com botas e esporas  bem lustrosas, e suas falas amorosas  que parecem declamações.  O meu Gaúcho vem, com a sua bombacha  bem alinhada, Com ou sem pala para que eu seja amada. O meu Gaúcho vem guaiaca com rebenque  com ou sem tirador, ele vem com ou sem faixa e com todo o seu amor. O meu Gaúcho vem  de camisa com ou sem colete,  Com casaco ou jaqueta,  sei que ele vem para a sua Prenda  com todo o romance e nobreza.

Conselhos para uma Prenda

Imagem
De todo o meu coração envio alguns conselhos  para uma Prenda que deseja que um coração  de verdade se renda com amor e paixão: Uma Prenda deve estar  sempre em harmonia  com o traje para honrar  a cultura de verdade,  A unhas bem feitas, maquiagem sem excesso e o perfume discreto, Porque para fazer bonito  e ter sucesso garantido no baile só se agrega  o quê traz a alma campeira; Uma prenda alinhada escreve  a presença amorosa na alma  do gaúcho o verdadeiro poema.

Nesta véspera de Ano Novo

Imagem
  Nesta véspera de Ano Novo  quero os teus olhos brilhando  mais do que nunca um brilho novo: Quero que brilhem só o amor,  porque vida sempre será  o maior de todos os tesouros, e você pode vencer os desdouros.

Na minha cidade de Rodeio

Imagem
Na minha cidade de Rodeio no Médio Vale do Itajaí  o amanhecer mármoreo, a brisa fresca reconforta e a neblina que abraça o Pico do Montanhão, convidam a amável reflexão. Ao acordar no último dia do ano dá para perceber que o Ano Novo se avizinha  ao interpretar o canto  dos pássaros como  o primeiro canto da criação. A oração, o café, o pão e a poesia para manter  o ânimo no coração para ser a celebração e viver sempre com gratidão.

Neste último dia do Ano...

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Eu te desejo que tudo  aquilo que não valeu  seja por ti esquecido, Você merece o melhor no seu caminho, Desejo que a vida te trate  com o carinho merecido que você sempre deu, que o Ano Novo venha  presentear com sonhos e com tudo aquilo  que merece ser resolvido.

No último dia do Ano...

Imagem
No último dia do Ano aqui na cidade de Rodeio, O céu acordou gentil, e a poesia no bom jeito  do Médio Vale do Itajaí canta o pleito de te querer  por perto para juntos  construir o nosso universo cercado por este vale  cor de esmeralda que nos inspira e protege a todos aqueles que optam  pelo amor que guarda e rege para que a vida nos abrace  como cada um sonhou e merece.

Poema para Rodeio

Imagem
Aproveito o silêncio da madrugada onde  posso ouvir o peito na Véspera de Ano Novo  como licença poética para escrever mais  de um poema para Rodeio.  Noite adentro sendo  amada pela brisa que vem  na rota do Rio Itajaí-Açu  e por ela sigo agradecendo o tempo inteiro porque graças à estamos vivendo.

Poemas para Rodeio

Imagem
As poesias cinética e sonora  do Rio Itajaí-Açu e seus afluentes  que todos merecem ser amados, respeitados, protegidos e cuidados, fazem com que eu me sinta plena, refeita e viva até quando a brisa que neles encontra  a rota e me deixa mais refrescada; O Rio Benedito tão lindo,  o Ribeirão São Pedro dos segredos  e o Ribeirão do Salto dos corações sempre a cada dia mais apaixonados, fazem com que eu me sinta inspirada  e com todos eles eu escreva poemas  de amor por Rodeio do amanhecer  ao anoitecer e me ensinam a resistir aos.desafios e ao tempo de uma  maneira que nem todos podem sentir.

Poesias para Rodeio

Imagem
Cubro a minha cidade  de Rodeio de poesias  porque desejo tornar  a minha vida interessante, tornar tudo ao meu  redor ainda mais fascinante  e lembrar que é possível  viver como quem escreve um bonito romance  mesmo que insistam a fé da gente nos tomar e com a nossa inspiração findar.

Poesia em Rodeio

Imagem
Todos os sons da minha cidade de Rodeio formam  a poesia em explícita sonoridade que põem a inspiração para dançar e escrever versos que  encorajem a continuar a viver.

Véspera de Ano Novo em Rodeio

Imagem
O galo canta antes do Sol raiar, o Ano Novo está dando  os primeiros sinais em mim, A passarada começou a cantar para a nossa cidade de Rodeio no Médio Vale do Itajaí, Nesta véspera de Ano Novo desejo para mim e para ti a tranquilidade para seguir adiante para viver esta vida como quem  escreve um grande romance e que nunca nos falte disposição para não desistir de ser feliz.

Traje de Prenda

Imagem
Uma bela prenda  que se preze arruma  as joias e o cabelo  de acordo com  o traje e o baile, seja fazendo uma  trança ou um coque  com ou sem flor  desde que dialogue  com os detalhes. Laços, bordados, rendas com temas florais, babados e possíveis detalhes  finamente trançados devem ser sóbrios e sempre delicados. A saia da prenda  é um doce poema  godê ou meio-godê, Se for um vestido que siga no mesmo  elegante sentido para que o traje  não perca o objetivo. A bombachinha  deve ser mais  curtinha do que o comprimento da saia ou do vestido, porque a discrição numa mulher é o quê há de mais bonito.  As meinhas devem ser brancas ou beges para preservar  a elegância dos olhares daqueles que se atrevem. Se for usar xale  que seja sempre leve para amarrar nos ombros ou na cintura  para que não atrapalhe  a dança e a festança. A blusa ou bata  de mangas longas  carinhosamente  de...

Poesia Marginal

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  Onde a falta de amor sempre nos desafia, A minha poesia há de ser a tal marginal que derruba a letargia.

Rodeio sob o Poema-Processo

Imagem
A nuvem é o grande  exemplo constante  de Poema-Processo, Não sou meteorologista  e leio uma ou mais de uma daqui de Rodeio do meu poético jeito o quê uma ou mais  podem sempre trazer, Sempre que da janela  estática vejo a cena  se revelando mutante, Declaro-me amante da transformação alucinante. 

Espírito Campeiro

Imagem
Ainda lembro dos curtumes, de outros tantos costumes, de inúmeros bailes onde  íamos com trajes típicos, Hoje quase não existem mais, Do Carneiro no buraco e do Carneiro ao molho  de vinho do nosso Sul Brasileiro, ainda lembro para nunca deixar perder o espírito campeiro.

Linguado na Telha

Imagem
Um poema também é um Linguado na Telha para fazer o seu coração bater forte e disparado, Você me ama e me quer  a cada dia ao seu lado. 

No nosso Sul Brasileiro

Imagem
Foram herdados hábitos dos imigrantes europeus, por aqui ainda preparam defumados, Porco no Rolete  e até feito no Tacho, e também no espeto corrido para quem gosta pode  até encontrar uma linguiça para colocar o coração sorrindo, no nosso Sul Brasileiro tem um pouquinho de tudo do nosso Brasil faceiro.

Polenta no fio

Imagem
Nunca me perder da rota  do seu coração onde  o fio guia e corta a Polenta, Por transmissão de pensamento  sabemos que isso é o poema, O restante é por nossa conta  com uma ajudinha do destino para o amor orientar o caminho. 

Kutiá

Imagem
Fazer um Kutiá para encontrar o doce nos teus amorosos beijos, Essa será a maior glória dos desejos: Celebrar juntos por ser apaixonados. 

Entrevero Gaúcho

Imagem
Para o luxo de um vero amor sublime amor campeiro, Com um Entrevero Gaúcho divino eu retribuo e com tudo aquilo que há de mais verdadeiro. 

Pachola

Imagem
Não preciso esperar  a véspera de Páscoa para preparar uma boa  de uma senhora Pachola, Uma Pachola sempre cai bem a qualquer hora, Estou indo já preparar  uma para nós agora...

Pierogi

Imagem
Um Pierogi  bem preparado  para encantar e apaixonar, É tudo o quê eu mais quero  com a urgência de uma poesia  sob medida  só para você: eis a confidência.

Pão no Bafo

Imagem
Coração apaixonado bem preparado  feito Pão no Bafo no ponto exato para você.

Entrevero de Pinhão

Imagem
Se cair geada  e eu estiver  na sua companhia  tão grata, Por retribuição farei um  Entrevero de Pinhão para alegrar ainda mais o coração.

Quirera Lapeana

Imagem
Uma mesa bem posta, uma Quirera Lapeana  muito bem feita, Só a sua companhia  traz a paz perfeita, Não existe nada na vida  melhor que este poema.

Devoção Austral

Imagem
A Lua pérola esplendente  na concha escura do Hemisfério  sobre o Médio Vale do Itajaí avistada com olhos de mistério poético na cidade de Rodeio em meio ao clima fresco da noite através da janela de casa, Assim lidando com tudo e em sincronismo com o nada no trapézio da existência, sem paradoxo e devoção austral.

Chimia feita

Imagem
Chimia feita com alegria rima sempre com poesia.

Chimia

Imagem
Chimia sempre é poesia antes, durante e depois, Nunca irá faltar Chimia e poesia para nós dois.

Papo-de-Anjo

Imagem
Com esse Papo-de-Anjo mais doce do que o doce que enternece os sentidos, você me leva fácil contigo e nos mantém seduzidos.

Paçoca de Pinhão com Carne Assada

Imagem
Não existe nada melhor do que Paçoca de Pinhão com uma boa Carne Assada  para deixar com água na boca e com o coração derretido, Você não precisa falar  nada que só de te olhar  sempre eu adivinho, Algo me diz que você  que sei te deixar gamadinho.

Espinhaço de Ovelha com Aipim

Imagem
Espinhaço de Ovelha  com Aipim vira poema na mesa para celebrar  da nossa gentil maneira sulista e muito brasileira.

Matambre recheado

Imagem
  Matambre recheado é um prato compartilhado entre a nossa gente afetuosa da América do Sul, A essência gaúcho é viver, saber e conviver com paz e irmandade com as fronteiras do amado Sul.

Tainha na Taquara

Imagem
A lenda do primeiro gaúcho conta que ele é filho  de branco com moça da tribo, Quem nunca comeu  uma Tainha na Taquara não sabe o que é se saborear enquanto o coração dispara e continuar sorrindo. 

Agradar o seu coração

Imagem
Para agradar o seu coração  um Churrasco e Arroz Carreteiro com gentileza no seu prato  para com amor e afeição cativar com tradição e acender  com poesia a sua paixão, Porque o amor chegou em mim sem aviso e sem explicação, Algo me diz que tenho tudo  para ter você com imensidão.

Revelar

Imagem
  Quando você tentar  me tirar da cabeça o coração não vai deixar, Quando você tentar me tirar do coração a cabeça não vai deixar, Por mais que tente  nunca vai conseguir O teu coração só conhece o endereço do meu tal qual  o Sol ansioso de ver  a Lua se revelar. 

O Menino de Belém

Imagem
Arte de Rosana Schmitt  O meu coração pulsa  ao som eterno do Catumbi, a minha pluma é a lança de vários Guerreiros, O meu giro acompanha  o Bumba-meu-boi e de todas as Pastorinhas  sempre sou a cigana.  Não posso me esquecer  jamais da delicadeza e da coragem que foi escrita  a "Morte e vida severina", O meu coração sempre  ofertei durante a Lapinha.  No Reisado sempre tive  o meu destino e sempre honro cada um de nossos folguedos e autos natalinos. Nos poéticos Pastoris,  nas Cavalhadas, na Queimação de Palhinhas,  nas Caretas e nas Folias de Reis, Lembro do Menino de Belém que criou a mais simples das leis.

Poetisa do Vale do Europeu Catarinense

Imagem
  Poetisa do Vale Europeu Catarinense  sempre quando a aurora matutina  faz a sua primeira aparição e poesia  sou eu que acompanho a viração. Com total e profunda dedicação,  atenta ao curso do Rio Itajaí-açu e ouvindo canto dos pássaros na minha cidade de Rodeio  estou traçando a rota pro seu peito. As flores azuis do hemisfério  ando secretamente colhendo, e infindos mistérios percebendo e que ser sua é só questão de tempo.  Do amor assumi a evocação neste Médio Vale do Itajaí por te quero e espero por aqui, e assim o tempo todo sou por ti sedução, envolvimento e adoração.

Poetisa do Vale Europeu

Imagem
Aqui na minha cidade de Rodeio, tenho orgulho em ter você inteiro para amar no meu peito e acredito que você virá em tempo. Sou eu a Poetisa do Vale Europeu a reverenciar a glória do tempo além dele e com todo o meu  maior e dulcíssimo sentimento. Morar aqui e tudo isso possuir  para me inspirar para te amar  ainda mais enquanto te espero: o teu amor é destino certo. A poesia é para o seu amor que virá e assim sou vibração, sonho e encanto por todas  as madrugadas em viração.

Bombas Dolosas

Imagem
A alegria e a paz foram  sequestradas do povo da Terra Santa, Pelas bombas dolosas  lançadas em Gaza, Não tem como  fingir que não está acontecendo nada. Enquanto o mundo celebra o Natal, De maneira brutal os nossos irmãos estão sendo massacrados, e há reféns dos dois lados. Os autores se gabam  publicamente dos crimes e creem ser filhos da luz, Na verdade são nada mais  do que nada menos, homens pequenos  e vulgares filhos da morte. Sim, os tais filhos da luz  estão a apagar as luzes do pinheiro, da estrela e milhares de olhares, Eles destruíram  até sacros lugares e ainda ditam leis.  Jerusalém e Belém encontram restrições, Os sinos dobram  em muitos corações, Os poderosos do mundo continuam nas suas  zonas de acomodações. Não quero ser fiel de uma fé subjetiva rezando por uma mentira, viver cultivando a ira  e seguir defendendo uma guerra interminável, Porque a fé só frutifica  onde for semeada  num solo onde tudo ...

Tarumã

Imagem
Na sua companhia fazer  uma festa quando florescer  o Tarumã poético, Fazer juntos uma festa  ainda maior quando  a hora da colheita chegar, e se for preciso plantar  outros para nunca frutos faltar, e com quem precisar compartilhar, Amar se entregar, transbordar e contagiar por onde a gente passar na vida para outros corações inspirar.

Tamareira

Imagem
Dos frutos da Tamareira  o teu precioso olhar feito também para saborear tem algo por coincidência quando o luar a cumprimenta, envolve, apaixona, encanta  e convida a dança suprema, Sempre soube que tudo  começa sempre como um poema.

Véspera de Natal em Rodeio

Imagem
Aqui na cidade de Rodeio no Médio Vale do Itajaí, moro aos pés do Cemitério que fica nos fundos  da Igreja Matriz São Francisco e do Noviciado dos Franciscanos construídos há muitos anos.  Depois de dias de calor veio a chuva e tivemos  por aqui até dias com Lua, no silêncio da nossa cidade um carro com espírito de Natal rompe o silêncio com a música do período. Peço perdão a Deus  que não estou conseguindo  entrar no mesmo espírito, na terra onde Jesus nasceu  vidas estão por causas  de bombardeios ruindo, a minha poesia e minha  prece são castiçais modestos  para pedir paz para a Palestina  e ao mundo porque não podemos aceitar nada  que não esteja a serviço da vida, nem mesmo a nossa própria fadiga e o quê pode fazer o quê a gente  perca a afeição e de tudo desista.

Feijão Tropeiro

Imagem
Os grãos do Feijão Tropeiro nunca podem ser amassados, Eles devem ser misturados  com farinha de mandioca, O dia que você comer  feito por mim não vai  pensar em comer  mais feito por ninguém, A cozinha tropeira pertence a mesa brasileira e faz bem. 

Feijoada

Imagem
Sábado é dia de Feijoada, quem não gosta é  porque nunca provou, Logo, não sabe de nada, é muito amor envolvido  na mesa de cada casa.

Tutu de Feijão

Imagem
  Teus olhos de bicho papão não me assustam, Vou fazer um Tutu de Feijão sob a bênção da Mamãe África  para capturar o teu coração e fazer você ficar comigo. 

Moqueca Baiana

Imagem
A Moqueca Baiana leva pimentão,  leite de côco e azeite de dendê, Não existe quem não se apaixone, vou fazer uma para o seu deleite.

Bobó de Camarão

Imagem
 Um Bobó de camarão dispensa apresentação quando você comer o meu irei fisgar o seu coração, Você não vai pensar em outra coisa na vida  a não ser em viver de amor e paixão.

Casquinha de Siri

Imagem
Não se sabe qual a real  origem da Casquinha de Siri, Da nossa mesa brasileira ela faz parte e da mesma  maneira farei com carinho e arte  como se escreve um novo poema.

Pantanal 2023

Imagem
O meu Pantanal arde, a culpa é da mão humana, O meu peito queima junto, a culpa é da indiferença humana, O muito tarde não é nenhuma  novidade e a culpa  é da procrastinação humana, O Sol não é culpado, a culpa é da omissão humana, O meu Pantanal há muito tempo vem sendo vilipendiado, Não ficar calado e não ficar  indignado é ajudar a espalhar fogo e cinzas para todos os lados, Não consigo disfarçar que não vejo que as cinzas continuam  continuam em muitas mãos, Sinto o ar de um futuro pesado  com todas as marcas da destruição.

Mata Atlântica

Imagem
Adorada Mata Atlântica, cinturão verde esmeraldino da minha Pátria Romântica, Amada Mata Atlântica, olhar para as copas das árvores e se derreter de amor  por suas bromélias, orquídeas e me cobrir com suas poesias pelo Divino desígnio sempre esteve escrito no meu destino.