Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2026

Idalina

Imagem
Ela era lavadeira, cantadora e fazia do coração grande um altar como devota zelosa de Nossa Senhora; A criançada gostava de ajudar a pendurar  as roupas só para ouvir  a saudosa Idalina cantar. Ela era nordestina e irmã  presente das vizinhas, que oferecia sempre  o melhor para alegrar, Coragem naquela mulher  tinha para esbanjar.  Nunca esqueci do dia  que ela pediu ao marido colher côcos para uma  surpresa nos preparar, Os anos se passaram, e nada da memória  conseguiram apagar. De um dia para o outro  quando voltamos como  de costume para ouvir ela cantar enquanto  as roupas ela lavava, A gente também cantava se importar com nada. Era somente a gente  naquele distante lugar, não havia ninguém  para da algazarra reclamar e o tempo passava  por nós sempre devagar. Assim que terminou  de lavar as roupas  que não eram poucas, Nos chamou até a sala, vimos a mesa arrumada com uma bela toalha  e guarda...

O nosso Criador

Imagem
Nem antes, durante ou depois, nunca haverá outro Deus  que não seja o nosso Criador, Em mim para Ele há um  autêntico roseiral de amor, Quem disser o contrário  é apenas um mero inventor. O nosso Deus majestoso é o que origina e dá  forma à todo o tipo de vida,  A Lua Crescente que inspira e ao amor além dos trinta dias escrito como autêntica poesia.  Ele é o nosso perdoador,  e o único dominador  dos exércitos que existem  que subjugam os povos  aos piores tipo de dor, Crer n'Ele garante a proteção  e a vitória ante a qualquer destruidor.

O dia em que nos conhecemos

Imagem
Procuro-te entre as pessoas,  embora resista a ser vista,  Ainda bem que é Carnaval,  e tudo termina em fantasia; Porque no fundo sei que  aqui você não se encontra, no meio da noite escura --- Brindada com gotas de cristal  transformadas em prata pura  pela luz da iluminação pública, a chuva cai solene nesta rua  misteriosa que é o silêncio,  Que me guiará para ser sua  pelo caminho da paciência  e da mais amorosa ternura, Entre nós tudo continua  acontecendo mesmo cientes que o melhor sequer  ainda nem mesmo começou, Desde o dia em que nos conhecemos  o mundo nunca mais nos tocou.

Pé de Urucum

Imagem
Infância bem brasileira debaixo do pé de Urucum, abrindo as cascas, estalando as sementes, sorriso genuíno sem  ser entre os nossos dentes. A alegria de criança arteira cantando e separando  o que era para brincadeira, e o que ía para tempero das mães, das avós, das tias e para as nossas vizinhas.  O fogãozinho era revezado, e era o celebrado brinquedo, os perigos eram conhecidos, vivíamos quase sem medo, não tínhamos nem mesmo  vontade de guardar segredos. 

Indiferença

Imagem
Não é pranto, é tudo  e mais um pouco,  o que a tua indiferença  não me permitiu falar, É um cristal partido  no solo do tempo  que me fez meditar. E agora jaz congelado na mais plena forma,  que nem mesmo  o rio do teu remorso  jamais fará com  que eu volte atrás. Dei milhões de passos  todos acrobáticos, e fui para os braços  do giro do mundo, certa que não vamos  mais nos encontrar; Porque quem decidiu  não me escutar, nunca irá me respeitar.

Caravançará

Imagem
Lembre-se do passado sem carregar o peso, Ninguém esteve ao seu  lado quando o fogo  atravessava a existência, Manter a memória acesa  é questão de inteligência.  Quem não te apoiou ontem mesmo que tu hoje conceda  o seu apoio heroico -- pouco garante ou mantém  a fidelidade do outro intocada, O vício alheio por domínio  é algo que não permite-se  esquecer por causa deste veneno quase o ter sucumbido. Caso irá apoiá-lo não se esqueça  de quem trai uma única vez, o trairá milhões de vezes -' Apoie desde que ele retribua  de imediato os seus interesses, O Deus Doador de Fé, Protetor, Poderoso, Irresistível e Majestoso  que te sustentou e sustenta agora na paz te sustentará;  na sua paz com direito aos oásis  e o seu celeste caravançará. Por tua escolha ou onde quer  que fique ou pela vida passe,  será cercado por serenidade tulipas vermelhas e pinheiros  em floração sempre na direção  do teu tranquilo e v...

De caravansário em caravansário

Imagem
Docemente transformaste-me o ímpar estepário refúgio  onde floresce com total augúrio de levar o silencioso  amor virtuoso e puro -- que somos capazes de proteger, sem ressignificar e pertencer.  O teu olhar que guarda o auge celeste sei que me pertence com a potência mais alta, no fundo sabe que o Oriente  não é apenas de alma, e sim herança viva e perene, sobre tudo o que perece. De caravansário em caravansário do rumo sei que não se perderá, porque o destino nos reunirá  sob a vontade de Deus que é Sagrado, Clemente, Soberano Misericordioso e Fonte da Paz, e que orienta e só o Bem traz.

Tingui-preto

Imagem
Venero-te como o Tingui-preto finca as raízes na terra serena, O teu olhar apolíneo me rega, concede milhões de asas -- e ainda não nem é primavera.  Do Tingui-preto com carinho  preparo a surpresa de banhar, O meu ser de Mata Atlântica, é o teu paraíso de descansar, entregar e de doce enredar.  Como a palma da minha mão é o caminho para o coração  sem tempo e sem distância, Porque de ti sou eu a ilustre  habitante sublime e romântica.

Galo da Madrugada

Imagem
O Sol se pôs e a Lua se ergueu, foi no Galo da Madrugada  que o amor para nós aconteceu numa noite estrelada -- O mundo parecia que parou, e no final era só você e eu. 

Mata Ciliar

Imagem
A música da ribeira toca harpejante a Mata Ciliar, Se espalha a vontade  de invadir e devotar.  O olhar para o dossel  místico do Ingazeiro  buscando a doçura  parecida com beijo. De ti e da tua boca  hei inteira me cobrir, É claro que irei com  muito amor retribuir. Sei que me aguarda  para vir me deliciar, Sou Ibitinga florida  que não para de roçar. (Nos braços e nas mãos da tez do teu desejo, vou cair e me seduzir). 

Bonecos do Berbigão do Boca

Imagem
Os Bonecos do Berbigão do Boca  durante o sonho com os olhos abertos  quando estava a dançar contigo, Pareciam que já estavam sabendo  que o amor era o nosso destino, Então, até o Sol raiar fica comigo, porque à partir de hoje não podemos  mais sair do nosso doce caminho. 

Enterro da Tristeza

Imagem
Quando te encontrei  no Enterro da Tristeza  na bela Florianópolis, A folia soprou o poema  todo alegre nos avisando  que a vida começava ali naquele momento, dando adeus à cantilena no coração e pensamento.

Cerradão

Imagem
No absoluto do Cerradão  plena sob o Pequizeiro  generosamente carregado, Com o coração indomado, e brio de Ipê-amarelo plenamente em floração.  Ser escolhida ou opção, prefiro escolher e ser por total determinação; Ostento o imparável  e a convicção selvagem, não cairei em rendição. Desfilam em noite de céu  aberto do céu olhar lindo Acrux, Mimosa e Gacrux, Em retribuição e destino  o céu do meu olhar Carnaval  faz com Imai, Intrometida,  Sirius e Canopus e Spica.  E Procyon, Antares, Rigel  e Betelgeuse começam  a aparecer entre olhares, Não sei se foi um sonho com os olhos abertos,   tenho te sentido comigo  pelos lugares, e universos.

Aura nua

Imagem
Apenas ser, não me cabe,  quero permanecer  plena com minha altura  e aura nua e oculta  caminhando pela rua,  cercada por montanhas,  com uma morada poderosa  em nossas entranhas.

Berço Austral

Imagem
Ouça e sinta a brisa acariciando a paragem brasileira e latina -- porque é nela que  minh'alma se aninha neste berço austral.  Do berço luso-americano embala a minha poesia, em floração tímida -- não menos envolvente, e não menos florida  tal qual a Caroba branca. Dos relógios de areia, e do Sol no firmamento, aprendi que o tempo que conta  mesmo é o tempo de dentro, e que cada um tem o seu, e inclusive o seu movimento.

O deserto

Imagem
O deserto que tens inteiro me oferecido  é nele que caminho, e tenho buscado abrigo, entre o zênite e o nadir, No adágio do teu silêncio  apreciando a fantasia  que carrego e cultivo  quase como um dervixe,  entregando-me para que  a realidade não me devore.

Caatinga

Imagem
De tudo o que é mais  íntimo e genuíno, Que há alguma surpresa no destino, não mais duvido. Tudo segue do jeito  que tem que ser, E bem brasileiro na onírica Caatinga, que lições ensina. O Juazeiro em vigília  saúda o Sol se pôr, Para o Mandacaru  florescer cheio amor, sem tempo a perder. O amanhecer virá  com a cor do céu  do seu lindo olhar, e com o Sol do seu  abraço acolhedor  que irá me dar pleno e comovedor, todo o seu calor - digno de se emaranhar.

Sinal

Imagem
Provocar imensamente  sem deixar explícito  Preencher com erotismo  no auge do seu silêncio  Deixar que chovam  os teus saborosos beijos  Deixar que aumentem ainda mais o desejo  de nessa chuva se molhar e da gente se amarrar  (Falta o seu sinal para amar).

Par romântico

Imagem
Seu coração que é Oceano Pacífico,  é o destino do meu coração,  que é o Oceano Atlântico, Sob o céu do Hemisfério Austral, sinto que já somos um par  romântico, absoluto e celestial.

Milhares de Asas

Imagem
Sua mansuetude desperta meus demônios e meus anjos, e eu dou milhares de asas para sua imaginação e seu coração,  Meu esporte favorito é fazer  todo tipo de provocação  para testar seus limites masculinos, para por em ferveção  e da cabeça aos pés brindar-te com flutuação. 

Meridiano é 75° E

Imagem
De ​Norte a Leste o meu ​Meridiano é 75° E, sei o quanto levo, Há ​Latitudes 35°–55° N  vivas quando quero, E ​Longitudes 50°–90° E, e sei o que mereço, por ter olhar não deixo  perder e não me perco. Ancestralidade surgida e guiada por Ursa Maior pelas amplas estepes  dela tenho nas veias  a ampla memória, Não permito ninguém  de qualquer maneira  [a minha História], Ter chegado até onde cheguei é a real glória.  Onde em cortesia sidérea  a ​Cassiopeia, ​Orion e Polaris,  dançam na Via Láctea, Ali repousa e se inquieta, e faz venérea porque  busca saber onde estão  as moças da Ásia Central, porque há algo muito além do que é desigual. A lembrança insistente revolveu ao passado como chama acesa, Daqui a pouco todos irão  dançar ao redor da fogueira, porque dançar e cantar é preciso quando o peito  se encontra em lamento.   Porque resistir unidos e celebrar a chegada  da Primavera é de ordem exclusivamente existen...

Imbuia sagrada

Imagem
Diante da vastidão  do nosso mundo, Com noção de realidade assumo a pequenez; e na mansidão busco  residir na real altivez. Diante daquilo que por  um segundo tenta turvar  a visão e a reflexão -- Nunca presenteio com imediata reação. Nem tudo na vida pede de nós resposta  de igual naipe -- Por não valer o desgaste, ou para não legitimar  qualquer tempestade. Não permito jamais que  a arrogância fale por si -- Dou o nome que deve ser  dado sem palco intocado  para quem vive de estrelato.  Espero que você também  faça o mesmo porque  somos o nosso próprio  leal espetáculo sem  precisar de validação, unidos fortemente  somos pelo coração. Da Imbuia sagrada  somos sementes  no chão desta Pátria, Temos história a ser contada na proporção  que a ancestralidade  se fez dia e noite doada, e merece ser respeitada.

Mata de Araucária

Imagem
Na Mata de Araucária  o meu coração é Pinha, E tu és Gralha-Azul  alimentada espalhando Pinhão na terra fértil  e austral do coração, Não permitindo nada  nos pôr em inquietação. Semeando o paraíso  com sedução refinada  para deixar faltar nada, Mantendo empolgada, para não deixar a desejar [o que faz inequívoca] e enlevada a iniciativa d'alma toda extasiada. Não é de ontem que  tenho dado com clareza e gala inúmeras pistas de natureza feminina, Da sua parte o que falta  mesmo é só a iniciativa, Não posso o que não sou, se não vieres, jamais vou.

Flor de Babaçu

Imagem
Fique com o que enargeia, inunda, delicia e incendeia. Escute o meu doce canto  amoroso de flor de Babaçu em companhia do vento. Entregue faça Sol ou Chuva o que tanto pleno deseja  em meio a Mata dos Cocais, entre nós o que festeja. Minha bonita manhã solar que ilumina e com doçura  tem invadido provando -- que para amar não é tarde, e me acendeu a sensualidade.

Mata dos Cocais

Imagem
Minha mente e mãos  trazem sempre algo  das quebradeiras de côco da Mata dos Cocais, Há tanto tempo faz  que canto para os vivos, e também para os mortos, Porque não aceito jamais o meu chão em destroços; De tudo o que a Carnaúba que vida nos traz carrego tudo sem nada deixar, Seja com o Bem e o Mal para virtuosa lidar, Nada devemos deixar  passar ou deixar de aprender, para trilhar o caminho  certo para sempre crescer.

Mata de Terra Firme

Imagem
O meu coração romântico  com raízes bem fincadas na Mata de Terra Firme, Desejo perpétuo e sublime  envolvido pelo capuz ebúrneo íntimo que guarda secreto o sonho de ver de perto  o seu semblante decidido. Encanto perene e mútuo  de entrega o tempo atravessa, Castanheira-do-pará em flor confiante do seu amor celebra  por antecipação a entrega  que haverá de acontecer: nas tuas mãos pacientes sem nada deixar arrefecer. Nem brasa e nem fumaça, em nós há um fogo que  queima, arde e não se apaga, Há em nós permissão ampla, fina, incontida e deliberada, É questão de tempo aberto  para a rota encaminhada  para encontrar a Via Láctea.

Orquídeas das várzeas

Imagem
Tenho um pouco das orquídeas  das várzeas baixas ou altas, Não posso me contentar com  o que os olhos não veem. Só posso me contentar com  águas cristalinas e doces, E com todo o amor que  o coração deseja e mantém. Não amo o que convém, sem saber onde e quem; Quero o que posso ver  e sentir que me faz bem.

Mata de Várzea

Imagem
Ter em si algo da Sumaúma como sentinela profunda  da Mata de Várzea que segura  a terra no período da cheia, É quase o efeito do que a poesia  faz em mim neste mundo  onde tudo está em choque por  qualquer motivo não profundo. Diante da real necessidade  permanente de continuar  dialogando mesmo com quem  destrói estradas e pontes, Escolhi ser consistente  para nada perturbar, arrastar  ou os meus sentidos assorear.  Se não tivesse algum domínio  da própria consciência de cada acontecimento,  e aprofundamento daquilo que carrego, Talvez há muito tempo  já teria parado de tentar comunicar.

Seda de Sumaúma

Imagem
Com a Seda de Sumaúma acolchoar o seu conforto, com o meu beijo de hortelã  colocar você nos braços  dos nossos íntimos sonhos nem frios e nem mornos. Até o momento do abandono  para zelar com amor o sono, e fazer o mesmo para estar  de pé antes de despertar. Para quando o acordar vir, seja faceiro e risonho  e plenos nos encontrar  no café-da-manhã pronto.

Seda de Miriti

Imagem
Emergir o lado monomaníaco por celebrar com audácia tudo o que traz para perto o erotismo.  Entre afagos e digitopressões  sensuais aliviando as tensões, e escapar do mundo virado.  Porque a entrega é amazônica  onde convergem permanecer  e nesta doçura de estremecer. Cobri-lo como se fosse uma  deidade com uma manta feita  de Seda de Miriti sob a Lua. Deixar que o descanso ofereça  tudo o que não posso oferecer -- diante de ti não posso arrefecer.

Seda de Tururi

Imagem
Colocar-nos sob a testemunha  do Hemisfério Celestial Sul, e permitir a licenciosa ternura. Envolver-nos com carícias  da absoluta Seda de Tururi, e pedir mais que sete vidas. Render as selvagens primícias, as empolgações, as delícias os encantos e as doces malícias. Erguer os marcos necessários, estabelecer o território seguro  para o amor se manter e estabelecer.

Mata de Igapó

Imagem
Teus olhos magníficos iluminam infinitos,  com luares crescentes  nos dois contidos. Fazendo-me Vitória-régia nívea na Mata de Igapó, Esperando na tua pele e para a dança me leve. Sob a tua seda das noites  tornar-me a rósea sutil da satisfação e pendores, para sermos senhores. Não sentiremos nenhuma receio, fome, sede ou frio, Apenas seremos convictos que o amor não traz desafio.

Jacarandá de espinho

Imagem
Quando a palavra me fere como Jacarandá de espinho elejo ser porque floresce, e a indiferença não fenece. Espargindo flores e carinho trazendo beleza solene  infinita pelo caminho, sem nos deixar sozinhos. Somente me defino sob  a régua da Via Láctea, nem o bloqueio a Cuba  amordaça a minha fala. Os Românticos de Cuba coloquei à meia-luz da sala  para o ambiente preparar  esperando me encontrar.

Fedegoso

Imagem
Nos quatro hemisférios  há poeira das estrelas  dispersas e mistérios  ao redor flores místicas  do Fedegoso em pleno majestoso fevereiro, adornando emoções,  desabrochando com tentações, E tocando as cordas  o coração romântico; Para sob ele te encontrar  pronto para o amor, e paixão inesquecíveis, Porque sei que juntos seremos irresistíveis.

Lua de Neve

Imagem
Folia de Carnaval  anunciada no silêncio  citadino de Rodeio, Antecipando do que  ainda para nós não veio, e que não pede freio. Do teu amor não  terei nenhum receio, E o seu coração  com o meu terá jeito. Sob a Lua de Neve por dois escrevo, O sutil encanto que ilumina o romance  bonito que preludia com gala e magia.

Paraselene

Imagem
Não tenho vocação  para ser Paraselene, trago amor perene  como a Lua Austral  que te pertence infrene.  No alcance das mãos,  a ternura no céu íntimo possuidor das estrelas  que iluminam o destino, que com astúcia mimo. Não tenho outro padrão  que não me faça única, ou que não me faça tua; sou a tua sublime loucura  de amor que em ti perdura. Até porventura quando estiveres por acaso distraído, eis-me como a tua contínua  busca que reina absoluta, a intocada fortaleza que perdura.

Maracatu Rural

Imagem
Um pacto romântico  raro para este tempo: Tornar-me a Rainha  neste Maracatu Rural, Ser a dama especial, a tua Lua Brasileira no céu do sentimento; E ser o paraíso total no teu pensamento a todo o momento, Porque quero que seja o meu divino Rei, o dono do fechamento.