Mondaí






Amada Mondaí amada,

dizem que teu nome 

em tupi-guarani é roubar água,

Só sei que Ernesto já

te conhecia e nasceste Porto Feliz.


Amada Mondaí amada,

a tua estrada de Ferro 

nasceu para ser ligada

com o Rio Grande do Sul,

paraíso terreno deste nosso Sul 


Amada Mondaí amada,

só sei que quanto mais 

te amo mais desejo-te amada,

cidade adorada do nosso 

Extremo Oeste de Santa Catarina

és a minha poesia favorita.


Amada Mondaí amada,

do Rio das Antas no Rio Uruguai 

até o Ribeirão Laju, 

sinta-se por tudo o quê és

por mim eternamente adorada.


Amada Mondaí amada,

as consequências da Coluna Prestes

não foi por mim esquecida,

a fortaleza sua foi pela circunstância

reafirmada depois de todo o sucedido.


Amada Mondaí amada,

até a foz do riacho 

que deságua no Rio Uruguai 

bem na Ilha do Pão de Açúcar,

sinta-se por cada grão teu 

por mim eternamente venerada.


Amada Mondaí amada,

pela tuas origens alemãs e italianas,

gente imigrante que chegou 

para erguer a Pátria Brasileira

e aqui deixou as suas heranças,

sinta-se plenamente por 

mim eternamente reconhecida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vizinhanças

Poesia para a Chuva em Rodeio

Carícias Plenas