Monte Carlo





Meu Espinilho do peito,  

Campina do Leite 

da minha vida 

e Fita Pisani adorada,

foram os teus nomes

até ser eleito Monte Carlo 

da minha poesia 

em homenagem 

a uma corajosa viagem.


Caminho sublime 

para os jesuítas,

para os apoiadores 

do Monge e base 

para a Guerra do Contestado,

Sublime joia do Oeste Catarinense

que tem o meu coração apaixonado.


Meu Butiá da memória

próxima a Taquaruçu da trajetória,

e dotada de muita História

para contar coberta araucárias

do nosso destino

e imbuias ancestrais.


A tua gente Kaigang e Xokleng 

desta memória gentil

que lembra destes e de outros 

povos originários do nosso Brasil,

honrando todos eles nos poemas.


Por tudo o quê fostes, 

és e para sempre na vida será,

Monte Carlo amada,

a tua glória desbravadora 

e a tua existência poema,

para sempre a tua gente toda 

amável e batalhadora

para sempre se orgulhará.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vizinhanças

Poesia para a Chuva em Rodeio

Carícias Plenas