Etnocida


Arte de Rosana Schmitt 


Se você quer de maneira 

forçada ou por subterfúgio

que eu deixe de falar a minha 

língua para falar a sua língua,

Que eu até mesmo esqueça

das palavras que aprendi

para falar aquelas palavras

que você acha melhor para mim,

Que eu pare de identificar

os sinais, as paisagens da História

e o vestuário me fazendo 

crer que no meu próprio 

povo nunca houve nenhuma glória,

Que eu passe a acreditar 

que a minha imagem 

merece ser suprimida,

Que eu deixe de apreciar 

a cultura e hábitos que 

a minha identidade se encontra

unida com a do meu povo

por influências que só nos vulgariza,

Você quer acabar primeiro

com a minha liberdade de pensamento

para depois acabar com a minha vida,

O quê acabo de escrever não é poesia, 

é para ter dar a faixa que você 

merece mesmo: a faixa de ETNOCIDA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vizinhanças

Poesia para a Chuva em Rodeio

Carícias Plenas